Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2009

Um pouco de Jussara Silveira


Nascida em Nanuque (MG), Jussara Silveira foi criada em Salvador, Bahia. Influenciada pelo violão de João Gilberto e por Paulinho da Viola, Chet Baker, Billie Holiday e Nana Caymmi, Jussara definiu seu estilo sem afetações e foi chamada pela imprensa de "a cantora cool de Salvador". Sua primeira gravação profissional foi em 1981, no coro do disco "Outras Palavras", de Caetano Veloso. Nessa época participou do carnaval baiano cantando no Bloco Eva, na formação pré-Ivete Sangalo.

Foram precisos seis anos para que Jussara fizesse um show próprio, no Teatro Castro Alves, em Salvador. A partir daí, a cantora passou a viajar pelo Brasil em apresentações em que cantava uma versão tecnopop de "Al di La", tema do filme "Candelabro Italiano". Sem disco, Jussara viu os fãs gravando suas apresentações em fitas que começaram a circular pelo país. A segunda gravação envolveu novamente o nome de Caetano Veloso.

Em 1995, ela interpretou "Dama do Cassino" para o CD "Elas Cantam Caetano", e viu esta música ser incluída na trilha sonora de "Irmãos Coragem", novela da Rede Globo. Graças ao Prêmio Copene de Cultura e Arte, que ganhou em 1996, Jussara lançou seu primeiro disco, "Jussara Silveira", CD independente produzido por ela em parceria com o violonista Luiz Brasil, músico de Caetano Veloso e Maria Bethânia. Luiz fez os arranjos do disco, que reúne canções de José Miguel Wisnik, Caetano Veloso, Chico Buarque, Luiz Melodia e Batatinha, entre outros. Clique aqui para saber mais sobre Jussara Silveira.

Jussara Silveira canta - A Volta de Xanduzinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário