Páginas

sábado, 3 de janeiro de 2009

Produção da Assembleia despenca em SP

Do Estadão de hoje (03)

"O impacto negativo das eleições municipais sobre a atividade do Legislativo confirmou-se em São Paulo. Embora não estivesse diretamente envolvida no processo eleitoral, a Assembleia Legislativa paulista, a maior do País, encerrou 2008 com índices de produtividade em baixa. Entende-se por isso queda generalizada da produção, seja no número de projetos aprovados, de propostas apresentadas ou de sessões de votação realizadas.

O resultado dessa inércia, que já virou tradição em ano eleitoral, pode ser medido na Assembleia de São Paulo pelo tamanho da lista de projetos e vetos que ficaram pendentes de votação em 2008. Ela mais que triplicou entre janeiro e dezembro, passando de 650 itens para 2.010. Reduzi-la ao patamar de um ano atrás talvez seja um dos principais desafios de 2009 para os 94 deputados estaduais paulistas, que, no ano passado, receberam R$ 190.242,78 cada só de salário". Leia Mais.

Comentário: Na minha opinião, o elemento principal da baixa produtividade da Assembleia Paulista não foi a eleição, e sim a falta de autonomia daquele poder. O governador detém a maioria e manda na Assembleia Legislativa de São Paulo. É o poder executivo que define o que deve ou não ser votado pelos deputados estaduais. Infelizmente, esta casa legislativa tem se transformado em um departamento do poder executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário