Páginas

domingo, 8 de abril de 2012

Só a eleição em SP despertará curiosidade

Enviado por Marcos Coimbra ao blog do Noblat

"Daqui a seis meses, vamos votar para prefeito e vereador. No domingo, 7 de outubro, temos – menos os eleitores do Distrito Federal - um encontro marcado com as urnas.

Pelo andar da carruagem, das 5565 eleições que acontecerão, apenas uma será de interesse geral. Para os observadores da cena brasileira, somente essa desperta curiosidade.

É a eleição de prefeito de São Paulo, que tem tudo para ser emocionante. O que não quer dizer que possuirá significado real na sucessão de Dilma.

Ela adquiriu importância simbólica mais pelo comportamento das oposições que pelas decisões tomadas por Lula e o PT. Se o PSDB e seus aliados tivessem deixado que seguissem seu curso natural, teriam consequências menores.

O enfrentamento entre Fernando Haddad e um candidato tucano novo – independentemente de quem fosse o vencedor das prévias partidárias -, seria acompanhado com atenção na sociedade e no meio político. É improvável, contudo, que despertasse paixões.

Agora, as coisas ficaram diferentes.

O PSDB paulista deve saber o que faz, escalando um alquebrado Serra para medir forças com Lula e Dilma. Sua performance medíocre no embate interno não sugere a vigorosa candidatura que os amigos imaginavam.

Mas isso fez com que a eleição adquirisse um simbolismo que não tinha. Ela se tornou um capítulo - mais um – na velha peleja entre Lula e os tucanos paulistas.

Concretamente, qualquer que seja seu desfecho, o panorama nacional em pouco – ou nada – vai mudar. Na hipótese de Serra vencer, o PT e o governo pouco – ou nada - perderão de suas chances de permanecer por mais quatro anos no Planalto.

O mesmo vale para a possível vitória de Fernando Haddad, que em pouco - ou nada - afeta a perspectiva de alternância no governo federal".

Marcos Coimbra é sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi

Nenhum comentário:

Postar um comentário