Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sinais de novos tempos nos EUA

Publico aqui no blog um e-mail enviado pela leitora Denise Eugênio tecendo seus comentários acerca dos resultados das últimas eleições americanas. Faça também o seu. O debate enriquece a democracia e agrega valor cultural.

A MUDANÇA NA AMÉRICA

Por Denise Eugênio

Entendo que é preciso comentar a “extraordinária vitória” (classificada por Lula) de Obama. Os eleitores mostraram nas urnas que é necessário mudar o perfil do comandante daquela nação. Para as relações com o Brasil, penso que a vitória de Barack Obama foi um feito. Ele tem demonstrado ser muito competente politicamente e o resultado confirma minha tese.

Estrategista, astuto e diplomático, venceu o preconceito, (até menos de 50 anos atrás, os afro-americanos eram segregados por lei nos Estados Unidos), é a favor da retirada das tropas americanas do Iraque, a favor da legalização do aborto, a favor da união de pessoas do mesmo sexo e a favor da legalização de estrangeiros no país. Nossa!!! Se for isso mesmo, será uma "baita" transformação!!

Obama concorreu fazendo um apelo por “mudança”, palavra chave da sua campanha, e conseguiu empolgar o eleitorado, especialmente os mais jovens, com propostas de rompimento com o atual governo. Sua frase histórica, hoje é confirmada: “Não há uma América liberal ou conservadora, uma América branca ou negra, há os Estados Unidos da América”.

A eleição de Barack Obama é um avanço cultural e, na minha opinião, se compara a vitória de Lula no Brasil. Hoje, somos menos dependentes dos norte-americanos - acredito que as relações serão mantidas, Obama é um cosmopolita e tem uma abertura ao diálogo que os EUA precisam recuperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário