Páginas

sábado, 15 de novembro de 2008

Símbolos e Lugares de São Paulo (9)


Continuando a terceira parte da série Símbolos e Lugares de São Paulo, Felipe Ramalho Rocha fala hoje sobre a Praça da Sé como um dos palcos privilegiados das manifestações políticas da capital paulista.

A SÉ COMO PALCO DA DEMOCRACIA

O monumento também teve a sua importância na vida política recente do país. Com a construção da Catedral, a praça passou a ser um ponto de encontro, comércio e trânsito intenso de pessoas, tornando-se o local preferido para a realização de comícios e manifestações políticas. Na época em que vigorava o regime militar, assumiu o arcebispado D. Agnelo Rossi, de 1964 à 1970, inaugurando então a fase da Teologia da Libertação e da opção preferencial pelos pobres.

A partir de 1970 mereceu destaque a figura do cardeal arcebispo D. Paulo Evaristo Arns, que dedicou todo o seu tempo e o seu esforço ao combate à ditadura militar, denunciando os crimes, as torturas e cedendo a Sé Catedral para as manifestações políticas e ecumênicas pelos desaparecidos políticos e pela anistia. Mobilizou-se por ocasião dos assassinatos do jornalista Vladimir Herzog e do operário Manuel Fiel Filho.

Muitas manifestações populares aconteceram ao longo dos anos na Praça da Sé, que de marco zero geográfico da cidade, passou também a ser o marco zero da democracia paulistana, de onde se pôde em diversos momentos na historia recente, mensurar a cidadania do povo paulistano.

Das manifestações populares que tiveram como palco a praça da Sé as mais importantes foram: em 1914 o Comício de 1º de maio, organizado pelos sindicatos, em 1915 foram as manifestações contra a Primeira Guerra Mundial, em 1922 a missa campal de comemoração do centenário da Independência, dez anos depois, ocorreu o Comício contra a ditadura de Getúlio Vargas, em 1945 foi a vez do ato público pela democratização do país, em 1975 o culto ecumênico em memória do jornalista Vladimir Herzog, morto pelo regime militar, em 1984 foi a vez do primeiro Comício do movimento pelas Diretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário