Páginas

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Projeto abandonado

Edifício São Vito - SP

O edifício São Vito, no centro de São Paulo ao lado do parque Dom Pedro, projetado no fim dos anos 50 por Aron Kogan, tem causado polêmica desde o fim dos anos 70 por sua decadência. Já nessa época se falava de implosão, uma solução que foi contemplada novamente pela prefeitura neste ano. O prédio de 27 andares com 624 apartamentos foi desapropriado em 2004 pela então prefeita Marta Suplicy para ser reformado seguindo o projeto de Roberto Loeb, prevendo a volta da população expulsa, após as reformas. Depois a gestão Gilberto Kassab concluiu que não havia enquadrar o projeto no sistema PAR (até 40 mil reais por unidade). Em geral tem sido dificil viabilizar condomínios verticalizados com altos custos comuns para esse grupo social no centro. Por outro lado sempre se fala da capacidade desses moradores para se organizarem e tocarem de maneira alternativa a reforma do próprio edifício.

Contudo o futuro do São Vito continua incerto, porque a implosão danificaria os vitrais o vizinho Mercado Municipal, patrimônio histórico. Além disso seria impossível sem implodir também o prédio vizinho, Edifício Mercúrio, que por enquanto continua ocupado.

É preciso retomar o projeto desenvolvido no governo Marta Suplicy. O São Vito é o símbolo da degradação do centro de São Paulo. Sua revitalização, além de trazer mais vida para a região central, dará uma nova e bela visibilidade urbanística para o velho Parque Dom Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário