Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ontem, hoje, amanhã e a realidade

“É bom olhar para tras, pois é avaliando as tortuosas pegadas que podemos traçar um caminho reto no futuro”. Esta frase nos ajuda a compreender a relação pensamento, tempo e realidade. Pois o ontem só é perceptível pelas marcas deixadas pela natureza ou pela ação dos homens. O hoje pode ser entendido como uma passagem quando a vida é vista em projeção ou então para aqueles que resistem às mudanças, um estado de permanência, ou melhor, vontade de que o amanhã chegue à forma do hoje – um desejo de conservação.

O fato é que os termos mudança e conservação, a depender das circunstâncias, podem ser considerados como contraditórios, não para barrar a progressão da humanidade, e sim para - numa relação de equilíbrio - fazer com que as mudanças progressivas se voltem para a humanização das relações intersubjetivas e a harmonização das relações humanas.

O pensamento, mesmo na forma de viagem no tempo passado ou futuro, se referencia em pontos físicos ou fatos acontecidos que viabilizam a percepção da cronologia. Assim, a realidade pode ser entendida como uma necessária passagem, onde as ideias se aperfeiçoam no tempo, com repercussões incontestes no mundo vivido. Como disseram os poetas: “O amanhã será outro dia"; ou então "Sei que nada será como antes, amanhã”!

Veja as fotos abaixo:

Rua da Constituição 1887, atual Florêncio de Abreu, região central de São Paulo – 1862 e 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário