Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Furtos e roubos aumentaram 84,7% no interior


Matéria do jornal O Estado de S. Paulo deste domingo mostra a extensão de um problema que o governo do PSDB sempre minimizou ou simplesmente ignorou: o crescimento exponencial das atividades criminosas em regiões do interior antes pacatas - isso por conta da nefasta política prisional tucana que criou um verdadeiro "corredor penitenciário" englobando várias cidades interioranas.

O resultado, mostra o jornal, foi o aumento de 84,7% no número de roubos e furtos num grupo de dez cidades nos últimos dez anos. Leia um trecho da matéria abaixo para entender como esse problema se agrava. E que, mais uma vez, o governo do Estado, dá como resposta que "o crime diminuiu".

Basta lembrar que algumas cidades do interior têm população carcerária superior ao número de moradores. Um exemplo disso é Lavínia, na região de Araçatuba, que sofre com o aumento da criminalidade como tantas outras citadas na reportagem do Estadão.

Corredor de presídios faz, em 10 anos, criminalidade dobrar no ''Texas paulista''

William Cardoso e Chico Siqueira


"A construção de presídios acabou com a vida pacata e transformou cidades do oeste do Estado no "Texas paulista", apelido dado pelos próprios detentos por causa da distância da capital e do rígido sistema carcerário. Na última década, dez municípios que formam um corredor de penitenciárias na região viram o número de roubos e furtos aumentar, em média, 84,7%.

Na última década, em todo o Estado, o crescimento nas mesmas modalidades criminosas foi sete vezes menor, de 12,1%. Entre as dez cidades com presídios usadas como referência, nove estão na Alta Paulista (apenas Martinópolis pertence à Alta Sorocabana). Com o declínio da agricultura, base da economia e fonte de empregos, os municípios passaram a receber penitenciárias, a partir da segunda metade dos anos 1990.

Líderes regionais foram seduzidos pela possibilidade de conseguir trabalho para os habitantes e dar estímulo ao comércio. De quebra, ganhariam também com o aumento na arrecadação de impostos. Junto, porém, surgiram outros problemas além da insegurança". Leia mais.

Um comentário:

  1. engraçado ultimamente o psdb vem é fechando as delegacias nessas cidades pacatas

    ResponderExcluir