Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2011

Menos ônibus, nada de conforto e maior tarifa



Do Jornal da Tarde:

"Na semana do aumento de 11% na tarifa de ônibus, dados publicados pela SPTrans mostram que, pelo quinto ano consecutivo, a frota de coletivos que atende a cidade não teve aumento de veículos. Já a quantidade de usuários do sistema não para de subir. O resultado: enquanto cada ônibus transportava cerca de 15 mil pessoas por mês, em média, em 2006, essa relação está, atualmente, em 16,2 mil pessoas.

A frota é de aproximadamente 14.900, a mesma desde 2006, segundo dados da SPTrans. O número é a soma dos ônibus e lotações. O problema é que esse contingente de veículos recebia, naquele ano, cerca de 221 milhões de pessoas por mês, em média. Já no ano passado, a média mensal foi de 242 milhões, ou 9,2% a mais". Leia mais.

Comentário: Quem convive com o dia-a-dia da população sabe o quanto tem piorado a qualidade do transporte coletivo na cidade de São Paulo: menos ônibus nas linhas, veículos em péssimo estado e um atendimento sofrível aos passageiros. Este é o triste legado que o governo atual está deixando para cidade.

A qualidade dos serviços prestados nesta área não justifica os R$ 660 milhões de subsídios - transferência direta de dinheiro do Tesouro Municipal para os particulares, sob a justificativa de custeio de gratuidades – e muito menos o aumento de tarifa para R$ 3.

Comparando a enorme quantidade de dinheiro injetado no sistema com a baixíssima qualidade do transporte público na cidade, chegamos à conclusão de que o problema é de má gestão do sistema de transporte coletivo. Pelo visto a troca do secretário de transporte não sortiu nenhum efeito positivo na área, pelo contrário, a qualidade dos serviços piora cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário