Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Herança tucana agrava situação do povo em SP

Foto: Agência Estado/Yahoo

As fortes chuvas que atingiram a Capital e a região metropolitana desde a noite de ontem (10) reforçaram a falta de compromisso dos sucessivos governos tucanos no Estado em quase duas décadas. A herança do PSDB gera sofrimento, mortes (já ocorreram 14 até a manhã desta terça-feira) e prejuízos materiais ao povo de São Paulo. E, pelo visto, não existe qualquer projeto ou ação em andamento por parte do poder público estadual e municipal que diminua o impacto das chuvas. As características tucanas são a lentidão e a falta de ação.

HISTÓRICO - Desde que assumiram o governo do Estado, os tucanos e aliados já gastaram mais de R$ 3 bilhões (três bilhões de reais) de recursos públicos somente no projeto de aprofundamento da calha do Rio Tietê. A promessa feita pelo então governador Geraldo Alckmin de que "o Tietê só transbordaria em 100 anos" durou apenas um verão - e o dinheiro público foi todo pelo ralo.

A falta de manutenção da calha do rio fez com que este sofresse novo processo de assoreamento. Isso não impediu o gasto de enormes somas de dinheiro público, sem que houvesse resultados satisfatórios. É a já famosa 'indústria da lama' que retira sujeira do rio e parece não sair do lugar.

DE ALCKMIN A SERRA - O governo anterior de Geraldo Alckmin fez promessas que não surtiram efeito e o Tietê voltou a sofrer novos transbordamentos, sendo os ocorridos em 2009 e 2010 praticamente uma repetição. Mal começou o ano de 2011 e a população se vê ilhada mais uma vez em diversas regiões da cidade e da região metropolitana.

Na área do Tietê, a piora neste ano é devido a um projeto eleitoreiro feito pelo ex-governador José Serra: contra toda recomendação de técnicos e de ambientalistas, foram ampliadas as pistas das Marginais (projeto Nova Marginal), que resultou em mais impermeabilização do solo.

Serra mandou retirar centenas de árvores e abriu novas pistas com a promessa de que o trânsito melhoraria. Passado pouco tempo do investimento de mais de R$ 2 bilhões (dois bilhões de reais), as obras não melhoraram o trânsito e ainda ampliaram os problemas causados pelos transbordamentos do Tietê.

Para piorar a situação, as obras de construção dos parques lineares foram praticamente paralisadas em São Paulo.

Somando tudo isso, percebe-se que a política de inoperância, incompetência e flagrante desrespeito aos paulistas e paulistanos é o resultado dos sucessivos governos do PSDB no estado mais rico da federação - cuja população revive os dramas que se repetem verão após verão!

Um comentário:

  1. Preste atenção, pois todo início de ano é igual
    Alagamento e enchente é tema do Jornal Nacional
    Não por acaso, pois além da estação ser assim
    Não fazemos a nossa parte para nisso por um fim

    Choveu em São Paulo um mês em dois dias
    Resultado: mais trajédia do que se previa
    O volume de água foi grande, deu medo
    Mas fica fácil culpar apenas São Pedro

    Rio Tietê transbordando? Que novidade!
    Dá pra entender o que se faz nessa cidade?
    Alckmin e Kassab afirmam: Em 24 horas não se soluciona
    Elementar, caro Watson, sem planejamento nada funciona

    Do rio, retiram, em lixo, 1 milhão de metros cúbicos: impressionante
    Dava para encher 360 piscinas olímpicas iguais com o montante
    E se os governos não tem competência para, a tempo, limpar
    Que ao menos os cidadãos tenham educação para não sujar

    Pois parte da responsabilidade é do transeunte comum
    lixo no chão entope bueiros. Não há respeito algum
    E se agora, de lado a lado, a cidade só se atravessa a nado
    Que cada macaco se preocupe em olhar pro próprio rabo

    (http://noticiaemverso.blogspot.com)

    ResponderExcluir