Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

Socorro Lira: um talento nascido do meio popular!

Maria do Socorro Pereira nasceu no Sítio Silva, Município de Brejo do Cruz, sertão da Paraíba, em 30 de Janeiro de 1974. Filha da artesã Benedita Pereira e do comerciante José Cassimiro Neto, adotou o nome Socorro Lira por causa do pai, conhecido por Zé Lira. Tem 6 irmãos e 3 irmãs.

Morou na zona rural até os 14 anos, com a mãe, onde cursou a primeira fase do primeiro grau. Quando criança, ocupava seu tempo livre, junto às demais crianças do lugar onde morava, inclusive os irmãos e irmãs, com banho de açude e de riachos, caça, pesca e brincadeiras.

Sempre teve uma grande identificação com a vida simples do campo, traço que ainda conserva com muito zelo. Desde cedo queria ser cantora. Ouvia, pelo rádio, (rádios AM da região, única fonte de informação de que dispunha) Luiz Gonzaga, Jakson do Pandeiro, Clara Nunes, Marinês, as cantorias de viola.

Aprendeu com a família, que gostava de ouvir, no rádio ou nos "forrós" que aconteciam nas redondezas, a gostar das expressões culturais do lugar e da região.

Em 1985 foi morar na cidade (Brejo do Cruz), com o pai, para continuar os estudos. Desde cedo também trabalhou como artesã (acabamento de rede, principal atividade econômica da região). Na cidade, integrou o movimento juvenil da igreja católica (Pastoral da Juventude do Meio Popular PJMP). Fundou, junto a outros colegas, o grêmio estudantil do colégio onde estudava, onde participou da política estudantil.

A cantora e compositora Socorro Lira lança, em janeiro de 2006, seu quarto CD autoral Intersecção – A Linha e o Ponto, produzido com patrocínio da Petrobrás, através da Lei de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cultura. No repertório, canções inéditas como Palavras – faixa que abre o CD, Intersecção, Águas do Piranhas, Todas as Presenças, Amália e uma de domínio público: Senhora Santana. Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário