Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A imprensa e a análise da violência em SP

Do site Observatório da Imprensa

O Brasil precisa de mãos limpas

Por Luciano Martins Costa

"A observação cotidiana da imprensa, ao longo de alguns anos, pode provocar alucinações. Esse fenômeno pode ser causado pela exposição contínua a frações da realidade selecionadas de maneira a produzir opiniões simplistas e interpretações lineares para problemas complexos.

Deve haver por aí algum estudo sobre o efeito da fragmentação da informação no surgimento da esquizofrenia, por exemplo, o que serviria para dar algum fundamento à percepção de que a leitura crítica de jornais pode fazer mal à saúde mental.

Vejamos, por exemplo, o caso da Folha de S. Paulo, edição de quinta-feira (15/11): o debate promovido pelo próprio jornal com especialistas em criminalidade concluiu que as principais causas da recente onda de violência no estado de São Paulo são falta de inteligência e integração entre as polícias, erros da cúpula da segurança pública e falhas da legislação. No entanto, o jornal puxa as manchetes para a questão da histórica deficiência do sistema prisional, procurando fechar o foco nos baixos investimentos do atual governo federal em construção de penitenciárias". Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário