Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Quem se lembra de Raimundo Sodré?


O menino Raimundo começou a tocar atabaque, iniciado pelo Ogã Augusto Carixá, do famoso terreiro do Bate Folhas, da Mata Escura, em Salvador. Quando estava com a idade de 14 para 15 anos, uma propaganda de rádio, apresentada pelo irreverente cantor Juca Chaves, onde ele tocava um violão com um suingue irresistível, chamou a atenção do menino Sodré para o instrumento. Tempos depois, com um violão emprestado por um vizinho, seu Abel, começa a treinar os primeiros acordes, ensinados por sua mãe, Laura.

As primeiras músicas que tocou foram as chulas que ouvia em Ipirá, depois o samba-canção "Tudo de Mim", sucesso cantado por Altemar Dutra, cuja voz Sodré muito admirava. Sempre tocando e cantando, ele cumpriu os estudos básicos, até entrar no tradicional Colégio Central da Bahia, um dos centros da intelectualidade estudantil baiana nos complicados anos sessenta.

Em 1972, recém casado resolve mudar-se para São Paulo. Lá, conheceu o radialista Antonio Celso, da rádio Excélsior, que ao saber que ele cantava o convidou para fazer um teste. Na oportunidade ele cantou algumas músicas de Gonzagão, Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil, e outros.

Em junho de 1979, ele apresenta na Cocha Verde, no morro da Urca, ao lado da cantora Tânia Alves, o show "Raimundo Sodré e Tânia Alves". Logo depois, a grande notícia: "A Massa", havia sido escolhida pelos produtores da Polygram para participar do festival MPB 80. Realizado pela Rede Globo de Televisão.

A MASSA - RAIMUNDO SODRÉ


Assim, nos primeiros dias do mês de setembro, Sodré assina um contrato para a realização de três discos com a gravadora, e entra no estúdio para preparar as músicas de seu futuro primeiro LP. Em abril de 1980, "A Massa" é classificada com aclamação na segunda eliminatória do festival. Com o sucesso imediato que a música alcança, fazendo o nome de Raimundo Sodré conhecido em todo o país... Leia mais

MAIO 68 - uma canção para voltar no tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário