Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Artigo: a Ação Penal 470 e o papel do Judiciário

Artigo que publiquei na manhã do hoje no meu site propõe uma discussão mais aprofundada do papel do Judiciário diante do julgamento da Ação Penal 470 - apelidada de "mensalão" pela mídia, e reflete sobre a função deste poder como garantidor do Estado Democrático de Direito. Leia um trecho abaixo:

A ação penal 470, o Judiciário e a democracia

Por João Antonio

Os brasileiros acompanham o transcorrer do julgamento da ação penal 470 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), apelidada pela mídia de "mensalão". Um caso de grande repercussão política por se tratar de um fato controverso - cuja origem se deu em um governo de esquerda dirigido por um ícone do movimento operário brasileiro. Lula, em que pese sua estupenda aceitação popular, está longe de ser unanimidade no seio das elites. As circunstâncias em que se deram os fatos, somadas as disputas políticas e ideológicas em curso no país, já seriam suficientes para um olhar valorativo mais criterioso em relação ao fatos ocorridos.

A opinião pública, por forte influência da imensa maioria da imprensa brasileira, já condenou os réus e agora procura, de todas as formas, por pressão, forçar os ministros do STF a fazer o mesmo. Mas será que é correto fazer do Judiciário uma caixa de ressonância dos reclames da sociedade? Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário