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sábado, 14 de julho de 2012

Desatar o nó no transporte em São Paulo

Do blog do jornalista Leonardo Sakamoto

Eleições 2012: Propostas para desatar o nó do transporte em São Paulo


"Pedi para o economista, jornalista e paulistano Thiago Guimarães, pesquisador do Instituto de Planejamento de Transportes e Logística de Hamburgo e um dos grandes especialistas sobre a mobilidade urbana em São Paulo, explicar quais seriam as ações a serem adotadas pelo futuro prefeito(a) do município para enfrentar o caos que é o deslocamento na cidade. O texto, que vai direto aos problemas, deveria ser usado pelos eleitores para checar se o seu candidato ou candidata tem a real intenção de resolver a questão ou será outro que empurrará a solução com a barriga, apostando na saída suicida de mais transporte individual.

E lembra que as políticas para melhorar o transporte na capital vão além daquelas sob a responsabilidade dessa secretaria. Por exemplo, como pode a cidade ser tão refém do setor imobiliário e da construção civil e quase nada fazer em defesa da qualidade de vida de seus cidadãos, a ponto de aprovar shopping centers sem vagas suficientes de estacionamento ou sem a adaptação das vias urbanas para aguentar o impacto de um novo empreendimento? Segue o texto.

A primeira coisa que deve ficar clara para o futuro prefeito de São Paulo é que ele deve governar para a cidade para os cidadãos paulistanos até 2016 e não para turistas e fãs que assistirão aos jogos de futebol na Copa de 2014.

Projetos de transporte são duradouros e devem ser levados com muito mais seriedade do que a exposição internacional da cidade em algumas semanas de 2014. Estamos falando aqui do impacto sobre milhões de deslocamentos diários de pessoas entre suas residências, empregos, escolas, universidades, serviços públicos, comércio e opções de lazer. Deslocamentos esses que se dão em redes cada vez mais sufocadas e em condições cada vez mais precárias". Leia mais.

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