Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2011

SP levará 60 anos para zerar déficit habitacional


Apesar de ocupar o governo do Estado há 15 anos, o PSDB construiu - proporcionalmente ao período - menos unidades habitacionais do que a quantidade contratada pelo governo federal em São Paulo. Em apenas dois anos, o governo do PT contratou quase 185 mil unidades habitacionais, enquanto a estatal tucana CDHU construiu pouco mais de 300 mil casas em uma década e meia - algo em torno de 20 mil unidades por ano.

Seguindo este ritmo, São Paulo levará pelo menos 60 anos para zerar o déficit habitacional no Estado. É o que revela estudo da Assessoria de Habitação da Liderança do PT na ALESP publicado recentemente. Os dados mostram um déficit da ordem 1,2 milhão de habitações na unidade federada que tem a maior economia do país.

Tomando como base números oficiais, o estudo da Assessoria da Bancada do PT destacou ainda a existência de 6,2 milhões de pessoas que habitam áreas não regularizadas em conjuntos habitacionais, favelas e loteamentos irregulares no Estado. O trabalho reforça: a tendência desse quadro é piorar com o grande número de despejos e remoções ocasionadas por obras do governo estadual e da política higienista dos aliados tucanos na Capital.

O quadro de déficit habitacional contrasta com a excessiva publicidade feita pelo PSDB nos últimos anos, segundo o mesmo estudo. Um exemplo disso é a "Vila Dignidade", mostrada em propagandas eleitorais tucanas para passar a imagem de "eficiência". Na prática, o projeto entregou apenas 22 unidades habitacionais em 2009 e nenhuma em 2010.

Outro problema que atrasa a redução do déficit habitacional é o contingenciamento de recursos para a CDHU e a Secretaria de Habitação. Juntos, os cortes chegam a R$ 188 milhões no atual governo.

As marcas registradas do PSDB nesta área são: excesso de propaganda e baixos investimentos no que interessa à maioria do povo paulista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário