Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Viabilizar o Bilhete Único Metropolitano


No Estado de São Paulo, a imensa maioria da população vive em grandes conglomerados urbanos - e diversas regiões metropolitanas são uma realidade. A aprovação do projeto de lei ontem na Assembleia Legislativa reorganizando a Região Metropolitana de São Paulo vai neste sentido.

De fato, se quisermos encarar as soluções para os complexos problemas que envolvem estas regiões no tocante a temas como segurança pública, enchentes, transportes, saneamento básico etc, é necessário dotá-las de organicidade. Isso implica em estabelecermos mecanismos jurídicos de autoridade adminstrativa, inclusive com autonomia e dotação orçamentária próprias para capacitá-las na solução dos problemas concretos que envolvem os municípios.

Dentre os problemas concretos nas áreas metropolitanas destaca-se o transporte coletivo e, naturalmente, a necessidade da integração do sistema tarifário - que hoje é um caótico sistema de tarifas, distâncias, linhas e deslocamentos que só encarecem e complicam a vida dos trabalhadores em regiões que estão conurbadas.

Nesse sentido, o anúncio do governo do Estado de que estuda a implantação do Bilhete Único Metropolitano, conforme noticiou o portal UOL (veja trecho de nota abaixo), é bem-vinda, inclusive porque esta foi uma das bandeiras da minha campanha em 2010.

Fico feliz pela intenção do governo e não medirei esforços do meu mandato para viabiliar a implantação deste benefício - que impulsionará a economia em importantes regiões do nosso Estado.

Do portal UOL

Primeira inovação da região metropolitana de SP deve ser bilhete integrado de transporte, diz secretário


"A apresentação de uma proposta de bilhete de transporte metropolitano de ônibus, trem e metrô que valha para a capital paulista e para outros 38 municípios do entorno deverá ser o primeiro efeito prático da criação da região metropolitana de São Paulo (RMSP). A informação foi adiantada na noite dessa terça-feira (24) ao UOL Notícias pelo secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, logo após a aprovação, na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), do projeto de lei complementar 06/2005, do Executivo estadual, que oficializa a RMSP.

Segundo Aparecido, o bilhete metropolitano, em fase de estudos, deverá ser proposto no início do próximo semestre --com a previsão de que, até o final deste ano, ele possa ser implantado nas cidades que aderirem a ele. “Vamos depender dessa adesão dos municípios, mas essa unificação do bilhete é algo a ser feito, sem dúvida”, disse o secretário". Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário