Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Demandas sindicais e a postura do governo Dilma


O site da Agência Carta Maior publicou entrevista exclusiva com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República. O tema dominante da conversa foi a negociação de demandas com as centrais sindicais e a postura do governo Dilma Rousseff nesta matéria. Leia abaixo um trecho da entrevista:

'Carta Maior - O que o governo quer discutir com elas sobre economia?

Gilberto Carvalho – A nossa preocupação é que o movimento entenda aquilo que o governo está fazendo contra a inflação. Há um canto da sereia muito grande que setores interessados propagam na imprensa hoje a favor de juros mais altos, de medidas mais duras, que o setor financeiro sobretudo tem interesse. E o governo acredita que não é bem assim, que tem de manejar o remédio em doses adequadas para evitar um efeito colateral recessivo muito grande. Nos interessa que os trabalhadores compreendam isso e possam vir a apoiar, nossa esperança é que venham a apoiar.

Carta Maior - Vai ser complicado com as negociações salariais no segundo semestre...

Gilberto Carvalho – Nós sabemos que vamos ter um ano duro de negociação. Praticamente todos os acordos realizados com o setor público terminam neste ano. Vamos ter campanhas salarias no fim do ano, quando a inflação já estará caindo, mas no acumulado ainda estará alta. Então, vai ter que ter maturidade do movimento sindical, do governo e do funcionalismo público, para que, num ano específico como este, as pessoas não queiram, egoisticamente, o seu próprio bem e ponham em risco o andamento da carruagem em geral". Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário