Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A moda do rock: uma bela novidade!



Para quem gosta de uma boa música executada com esmero ou para quem curte o talento e a criatividade dos músicos brasileiros, a novidade do blog esta semana são estes dois excepcionais músicos: Ricardo Vignini e Zé Helder. Com muita criatividade eles fazem da viola caipira um inacreditável instrumento do rock e com muito talento nos fazem viajar acompanhados por lindas canções consagradas, cuja nova roupagem projeta em nossas memórias uma linda vigem e renova nossos desejos pelo belo.

Metallica - Master of Puppets Cover by Ricardo Vignini & Zé Hélder


Ricardo Vignini


Violeiro, compositor, professor de música, produtor fonográfico e cultural e pesquisador de musica tradicional. Seu gosto pela musica caipira veio através de parte de sua família, de Águas da Prata e São João da Boa Vista, e o lado italiano veio de Rio Claro.

Mas não foi sempre assim, urbanóide nascido na capital, durante toda a sua adolescência tocou muita guitarra, muito Rock e Blues, onde conheceu Marcelo Berzotti e Alex Mathias. Tocou com eles mais o baterista Paulo Thomaz na banda de rock Cheap Tequila.

Toca desde 2000 no Matuto Moderno, banda que mistura música caipira de raíz com rock. Desde o começo de 2010 o violeiro Zé Helder entrou na banda, dividindo o trabalho com Ricardo.


Tocou com os músicos americanos Bob Brozman, e Woody Mann em suas turnês brasileiras, tocou também em duo com Christiaan Oynes e em participações com a banda Serio Duarte & Entidade Joe.
Lançou em 2010 seu primeiro CD solo, "Na Zoada do Arame", totalmente instrumental.


Proprietário de um Home Studio que grava artistas, trilhas e campanhas publicitárias variadas e produziu os CDs: "Convite de Violeiro" Com Índio Cachoeira e Cuitelinho (Folguedo/2006), "Música Raiz Catira e Folia de Reis" com Os Favoritos da Catira, Os Mensageiros de Santos Reis e Oliveira e Olivaldo, (Folguedo/2004) "Moço das Estrelas" Costa Senna.(Independente/2001)


Como curador e diretor musical realizou os projetos : Do Velho Chico ao Mississipi - 2006 CCBB São Paulo Canto de um Povo" - 2004 Viola Turbinada - 2003 CCBB Rio de Janeiro e Brasília (premiado pela Revista Bravo como um dos 100 mais importantes do Brasil em 8 anos) Raízes Universais - 2003 CCBB São Paulo Sarau Paulista de Viola - 2002 CCBB São Paulo Mostra de Música Tradicional de São Paulo - 2002 CCBB São Paulo .



Zé Helder
Violeiro e compositor Zé Helder, nasceu em Cachoeira de Minas / MG.

Neto de violeiro, tem dois CDs solos lançados, "A Montanha" (2004), e "No Oco do Bambu" (2009). Tem outro duo com Ricardo Vignini, em que tocam ícones do rock 'n' roll na viola, mostrando toda a versatilidade do instrumento.

Zé Helder também gravou o CD com o Orelha de Pau (2002), trabalho inspirado na música regional e caracterizado pela instrumentação acústica e coro de três vozes.

Formado em Licenciatura Plena em Música, é professor de música há onze anos e músico profissional há dezenove anos. Criou o curso de viola caipira no Conservatório de Pouso Alegre (CEMPA), e atualmente leciona o instrumento no Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos.

Trabalhou também no Projeto Guri, com jovens da Febem. Aluno do mestre Ivan Vilela, é um grande interessado no universo da cultura popular.

Ricardo Vignini & Zé Hélder- Led Zeppelin - Kashimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário