Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mais sobre a 'arapongagem' tucana em SP


A revista Istoé desta semana trouxe reportagem abordando detalhes da espionagem da vida do PT e dos movimentos sociais patrocinada pelos tucanos em São Paulo nas décadas de 1980 e 1990.

Leia abaixo um trecho da reportagem da Istoé para entender melhor os mecanismos utilizados até por quem um dia foi perseguido pela ditadura e, no poder, desprezou princípios elementares da democracia.

A central tucana de dossiês

Pedro Marcondes de Moura

Mais de 50 mil documentos encontrados no Arquivo Público de São Paulo mostram como a polícia civil se infiltrou e investigou partidos políticos, movimentos sociais e sindicatos em pleno governo de Mário Covas


"Agentes infiltrados em movimentos sociais, centenas de dossiês sobre partidos políticos, relatórios minuciosos com os discursos de oradores em eventos políticos e sindicais. Tudo executado por policiais, a mando de seus chefes. Estas atividades, típicas da truculenta ditadura militar brasileira, ocorreram no Estado de São Paulo em plena democracia, há pouco mais de dez anos.

Cerca de 50 mil documentos, até então secretos e que agora estão disponíveis no Arquivo Público do Estado, mostram como os quatro governadores paulistas, eleitos pelas urnas entre 1983 e 1999, serviram-se de "espiões" pagos com o dinheiro dos contribuintes para monitorar opositores.

Amparados e estimulados por seus superiores, funcionários do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Civil realizavam a espionagem estatal. Até o tucano Mário Covas, um dos maiores opositores do regime militar e ele mesmo vítima de seus métodos autoritários, manteve a "arapongagem" durante todo o seu primeiro mandato e por um período de sua segunda gestão.

Entre os alvos preferidos na administração do PSDB aparecem o PT e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), organização sindical fundada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Há dezenas de dossiês com informações sobre as duas entidades e seus principais expoentes. Já as investigações a respeito dos tucanos e seus aliados foram suspensas a partir de 1995, quando Covas assumiu o governo de São Paulo". Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário