Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Um pouco do grupo Mawaca


O MAWACA é um grupo que pesquisa e recria a música das mais diversificadas etnias do globo buscando conexões com a música brasileira. Formado por sete cantoras que interpretam canções em mais de dez línguas (línguas indígenas brasileiras, espanhol, búlgaro, finlandês, japonês, húngaro, swahili, grego, árabe, hebraico, ioruba e português), o Mawaca revela no seu nome a essência do seu trabalho. Segundo a etnia hausa do norte da Nigéria os 'mawaka' (cantores-xamãs) recorrem ao poder mágico da palavra cantada para atrair o poder dos espíritos.

Didgeridoo with "Mawaca"

Além das sete cantoras o Mawaca é formado por um grupo instrumental acústico que apresenta uma multiplicidade de timbres; acordeom, violoncello, flauta, violino e sax soprano, baixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembés africanos, berimbau, vibrafone, pandeirões do Maranhão e marimba.

O grupo tem quatro CDs lançados pela MCD World Music. São eles: Mawaca CD-Plus (97); astrolábio tucupira.com.br(2000); Mawaca-Remix (edição limitada Rock in Rio 2001); Os Lusíadas (trilha sonora 2002). As transcrições e arranjos desses temas ancestrais são realizados por Magda Pucci que, além de desenvolver a pesquisa de repertório, é também responsável pela direção musical do grupo. O grupo prepara o seu quinto CD “Mawaca pra todo canto!” a ser lançado no primeiro semestre de 2004.

mawaca kali

O Mawaca foi uma das atrações da Tenda Raízes no Rock In Rio 2000; participou de festivais na Espanha em tourné em 2002 como o Etnosur quando se apresentou para mais de 4.000 pessoas; tocou no Festival de Música Mundial do SESC Vila Mariana; apresentou o espetáculo Ventos e Velas junto à Orquestra Sinfônica da RTC - Rádio e Televisão Cultura - no projeto Os Lusíadas; estreou o espetáculo Argo Navis no Teatro Municipal de São Paulo ao lado da cantora portuguesa Né Ladeiras; participou do evento Amazônia.br interpretando repertório indígena junto às cantoras Marlui Miranda e Tetê Espíndola e recentemente estreou o espetáculo Shorashim na Casa de Cultura de Israel com a cantora Nicole Borger, interpretando repertório hebraico.

Através de uma performance musical multicultural, o Mawaca revela o elemento alquímico responsável por aquilo que torna uma canção arcaica extremamente atraente aos ouvidos contemporâneos.

mawaca eh boi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário