Páginas

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Um cantor cego brasileiro que fez sucesso

Jean Carlo ou "José do Nascimento" (foto) é um cantor cego brasileiro que fez sucesso no período da Jovem Guarda cantando em inglês. Gravou com diversos pseudônimos, alguns deles muito conhecidos, com músicas que fizeram parte de trilhas sonoras de novelas da Rede Globo (como esta abaixo). Na pele de Michael Davis, Jean Carlo cantou diversas músicas.

Natural do interior de São Paulo, ele também assinou músicas com pelo cinco pseudônimos que terminavam com Steve - não Wonder. E até brincava com isso, dizendo que "esteve várias vezes e ninguém notou que estava", pois não podia aparecer na TV pelo fato de ser cego. Outro nome com o qual gravou e que o consagrou na década de 1970 foi Edward Cliff, cujo sucesso "Nights of September" ganhou as paradas.

Na mesma condição, outros cantores famosos brasileiros gravaram em inglês, com nomes em inglês. A diferença é que Jean Carlo - ou quaisquer dos seus pseudônimos - não podia aparecer na TV por sua condição. Homenagem do blog ao Dia Nacional do Cego com uma música do Jean Carlo - ou Michael Davis. Clique abaixo e recorde.

2 comentários:

  1. Com muito Carinho, um grande abraço e siga com Deus o "Zé da Tia Izaurina".

    ResponderExcluir
  2. O Jean Carlo foi lançado pelo radialista e jornalista Antônio Aguillar, à época na TV Globo e depois TV Excelsior Canal 9. Jean Carlo na vida real José do Nascimento. Antônio Aguillar, lançador de muitos ídolos nos anos 60,ao ouvir um teste do cantor interpretando musicas italianas e francesas, ao contrata-lo, resolveu mudar o nome para Jean de francês e Carlo de Italiano. Levou o artista para a gravadora Copacabana e fez a versão do SONONATO CONTE que ficou EU NASCI PRA VOCê. No meio da musica Aguillar adaptou a letra O SOL NASCEU PRA TODOS MAS NÃO NASCEU PRA MIM...o que significa que ele era deficiente visual e essa frase foi o it do sucesso. Jean Carlo cantava muito, porém levado pela ilusão do grande sucesso imediato aceitou mudar o nome duas vezes e assim se perdeu e acabou sozinho e sem apoio de nenhum produtor, inclusive do seu lançador Antônio Aguillar. Ninguem mais suportava trabalhar com ele, porque estava sempre envolvido com pessoas interesseiras e que não entendia nada da vida artística e nem sabia do seu real valor artístico. Mudou de São Paulo, ficou no ostracismo e mesmo gravando gospel, nada mais conseguiu para retornar ao estrelato. Infelizmente.

    ResponderExcluir