Páginas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Nota avalia crescimento do PT em São Paulo

Nota da Executiva Estadual do PT de São Paulo, que reproduzo abaixo:

A Executiva do Partido dos Trabalhadores de São Paulo reunida hoje, 11 de outubro de 2012, vem a público agradecer aos cidadãos e cidadãs, eleitores (as) paulistas pela expressiva votação obtida no último dia 7 de outubro. Respeitamos também os que não votaram no PT e preferiram com isso nos colocar na oposição. Entendemos que a democracia se constrói fortalecendo o contraditório.

Mas esperamos que os eleitores e eleitoras que não estiveram conosco no primeiro turno avaliem nossas propostas e reavaliem seus votos nas cidades em que disputamos o segundo turno.

O PT obteve 5.335.494 de votos (24,1% dos votos válidos). Em termos comparativos, o PSDB, PPS e DEM decresceram eleitoralmente, enquanto nós crescemos com solidez. O PSDB caiu de 32,4% dos votos válidos em 2008 para 25% e o PT cresceu de 17,3% para 24,1%, o que demonstra que com todos os ataques feitos ao PT por um setor da mídia continuamos crescendo em credibilidade junto à sociedade paulista.

Conquistamos 63 prefeituras e estamos disputando o segundo turno em sete cidades: São Paulo, Guarulhos, Santo André, Campinas, Mauá, Diadema, Taubaté e em Jundiaí, em aliança com o PCdoB, correspondente a 11 milhões de eleitores. Disputamos as eleições com chapa de vereadores em 604 municípios, elegemos 665 vereadores. Antes tínhamos 522. Das 300 Câmaras Municipais que tínhamos representantes, passamos para 380. Isso demonstra o aumento da força institucional do PT no estado mais importante do Brasil.

Esse crescimento, bastante positivo e consistente, por um lado, e o enfraquecimento dos nossos adversários de projeto, indica fadiga dos eleitores em relação o modo de governar do PSDB e seus aliados. Por outro, é um resultado da aceitação do modo petista de governar que trás na sua essência a promoção do desenvolvimento econômico com justiça social. É o resultado do balanço positivo dos governos Lula e Dilma que têm promovido a nossa economia, o respeito internacional do Brasil, mas tudo isso com a construção da dignidade de milhões de brasileiros.

Queremos agradecer também a mobilização dos movimentos popular e sindical e dos militantes do nosso partido, de todas as nossas lideranças, vitoriosas ou não, que defenderam com muita garra as bandeiras do Partido dos Trabalhadores, levando o nosso programa para os 604 municípios onde disputamos as eleições.

A Executiva do PT- SP orienta as direções municipais e a militância em cidades onde não fomos para o segundo turno para apoiar as seguintes candidaturas:

Franca - Delegada Graciela (PP)

Ribeirão Preto - Darcy Vera (PSD)

Sorocaba - Renato Amary (PMDB)

Guarujá – Antonieta (PMDB)

Por fim, conclamamos a nossa militância, os movimentos populares e sindicais para se mobilizarem, irem às ruas nos municípios onde estamos disputando o segundo turno para que possamos fazer nossas candidaturas vitoriosas.

Executiva Estadual do PT/SP

11 de Outubro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário