Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Desestruturação da GCM é herança do Serra


Com políticas combinadas, os governos do Estado e da Prefeitura agem em conjunto para sucatear cada vez mais os serviços públicos. Abaixo, matéria do Jornal da Tarde aponta o uso político dos dados dos assaltos a banco - a maquiagem que é uma regra nos sucessivos governos tucanos.

Na mesma edição, o JT de hoje traz outra matéria que mostra a política de desestruturação de um serviço essencial na cidade de São Paulo: a atuação da Guarda Civil Metropolitana nos prédios públicos, em particular nas escolas municipais. A notícia diz como anda a situação desde que Serra/Kassab tomaram conta da cidade: GCM abandona ronda e deixa alunos sem proteção, é a manchete do jornal.

Na parte interna, a matéria faz uma pergunta incômoda que tucanos e aliados odeiam que seja feita: Cadê a ronda escolar? A própria reportagem responde. Veja:

"Na última semana, a reportagem do JT visitou seis escolas municipais, nos horários de entrada e saída dos alunos. Nas intermediações das instituições, nenhuma viatura da GCM foi vista e nenhum guarda municipal fazia a segurança dos locais. O próprio sindicato da categoria, o Sindiguarda, admite que a ronda escolar está deficiente e justifica a falha nas funções por causa da redução no quadro de profissionais.

'Nos últimos dois anos, a Guarda Civil Metropolitana perdeu cerca de 380 homens, alguns demitidos e outros que preferiram sair da corporação. Não houve contratação de novos profissionais', afirmou um dos diretores do Sindiguarda, Clóvis Roberto Pereira. "Com o quadro reduzido, é impossível realizar o policiamento escolar de forma eficiente. Isso é um problema geral." Clique aqui e leia a matéria.

Pois é: a Prefeitura não chamou praticamente ninguém aprovado no concurso feito pela ex-prefeita Marta Suplicy e ainda fez com que quase 400 guardas saíssem da corporação. A única 'ação' da dupla Serra/Kassab foi forçar, na Câmara Municipal, a votação um projeto de lei que coloca uma camisa-de-força na GCM.

A herança maldita do Serra está em todos os cantos da Prefeitura, e olha que ele só "passou uma chuva" na administração municipal...

Um comentário:

  1. Estimado Vereador João Antonio, o que pode ser feito para mudar a situação da GCM, e até mesmo o que pode ser feito para que chamem os concursados de 2004. E qual é a posição da Ex-prefeita Marta a respeito disso.

    ResponderExcluir