Páginas

domingo, 4 de maio de 2008

Déa Trancoso canta Passarinho Pintadinho


Um pouco de Déa Trancoso

"Déa Trancoso é uma cantora de emissão firme, que lembra um pouco Inezita Barroso." O reconhecimento é de Tárik de Souza, crítico de música do Jornal do Brasil. Já o violeiro Ivan Vilela destaca que a cantora "estreou com o pé firme e em alta escala. Sua voz traz uma força que vem não sei de onde... força que faz presença e doçura". Para o pesquisador e também violeiro Roberto Corrêa, a voz de Déa é simplesmente "linda".

Mineira de Almenara, pai e mãe seresteiros, Déa Trancoso não demorou a demonstrar vocação e talento para a música popular. Cresceu ouvindo de tudo no rádio, principalmente cantores como Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Clara Nunes, Inezita Barroso, Clementina de Jesus e a dupla Cascatinha e Inhana. Também foi influenciada pelos violeiros, cantadores e foliões do Vale do Jequitinhonha, região conhecida pelo contraste entre a pobreza material e a riqueza da cultura popular.

Formada em Jornalismo pela PUC Minas, Déa também estudou técnica vocal, mas jamais abriu mão da sensibilidade e da emoção em seu canto. Depois de vários festivais e shows, participou, em 2002, do CD O Violeiro e a Cantora, a convite do compositor Chico Lobo, viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Um comentário:

  1. Onde o vereador descobre tantos talentos?
    É uma pena que a grande mídia não divulga estes trabalhos maravilhosos, ela prefere dar publicidade a lastimável dança do Créu.

    ResponderExcluir