A política educacional no Estado de São Paulo tem sido objeto de crítica de todos especialistas. Os sucessivos governos tucanos em São Paulo não foram capazes de colocar as escolas públicas em níveis aceitáveis. Todas os mecanismos instituídos para avaliar o aprendizado dos alunos - sejam eles do próprio governo de estado ou no Enem (Exame Nacional de Ensino) do governo federal - colocam as escolas paulistas abaixo da média de muitos estados brasileiros. (Ver matéria da Folha de 04/04/2008)
O Jornal da Tarde de hoje (02) publica uma matéria que ilustra bem o descaso com a educação nas escolas paulistas e conseqüentemente justifica os resultados negativos obtidos pelos alunos da rede pública do estado de São Paulo. A Matéria fala da falta de funcionários de limpeza nas escolas estaduais tem feito até alunos colocarem a mão na massa para limpar a sujeira acumulada. O JT visitou cinco colégios na Capital e em São Bernardo do Campo que estão com quadro reduzido nas chamadas equipes de apoio - que incluem agentes de limpeza e inspetores de alunos. As cinco apresentaram irregularidades, como alunos varrendo as salas, banheiros imundos, falta de inspetores e classes com lixo acumulado. Leia mais.
O fator tempo de governo, não pode ser utilizado como argumento por Serra para justificar tamanha ineficiência e inoperância. Afinal, O PSDB governa o estado de São Paulo a mais de 13 anos, tempo suficiente para projetar soluções duradouras para o ensino público paulista. Infelizmente, os tucanos não conseguem fazer a manutenção mínima nas escolas, como revela a matéria citada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário