Do jornal Folha de São Paulo hoje (24)
"A velocidade média dos ônibus caiu em sete dos nove corredores municipais do transporte coletivo de São Paulo -prejudicando a viagem de 2 milhões de passageiros diários.
Somente nos oito quilômetros de faixas exclusivas da estrada de Itapecerica e avenida João Dias, na zona sul, quem gastava 27 minutos no trajeto passou a perder 37minutos.
A piora, agravada por fatores como invasão das pistas por táxis e carros de passeio e programação inadequada de semáforos e de pontos de parada, não se deu só na periferia.
No corredor das avenidas Rebouças/Consolação/Francisco Morato, os coletivos que trafegavam a 16 km/h, em 2006, passaram a rodar a 14,1 km/h, conforme balanço de 2007.
Um campeão da corrida de São Silvestre é mais rápido que os ônibus de qualquer um dos nove corredores exclusivos.
As velocidades médias aferidas em 2007 ficaram entre 12,2 km/h (Santo Amaro/Nove de Julho) e 17,9 km/h (Inajar de Souza/Rio Branco) -de 12% a 64% abaixo do mínimo necessário, de 20 km/h. Especialistas consideram entre 25 km/h e 30 km/h o ritmo ideal para os trechos exclusivos. No Fura-Fila, a média alcança 37 km/h". Assinante leia mais.
Comentário: A atual administração não construiu um único corredor de ônibus na cidade, pelo contrário, deixou os atuais entregue a própria sorte: sem manutenção e sem fiscalização. Diante de tanto descaso com o transporte público, o resultado só podia ser a superlotação e a diminuição da velocidade dos ônibus que trafegam pelos corredores.
O legado de abandono da cidade será a herança deixada pela aliança, DEM/PSDB. O ocaso a que foram deixados os corredores de ônibus, é apenas um entre tantos outros casos de abandono da cidade. Eles sabem que já estão com os dias contados, as urnas darão um basta a esse desmando. Outubro está chegando, e a primavera será nossa...
ResponderExcluirA cidade de São Paulo tem sofrido muito com a imconpetência tucana. No caso do transpote coletivo, a falta de uma política ousada de espanção da rede metroviária deixou a cidade na depedência dos ônibus. Este não é o modelo adequado para uma cidade nas dimenções de São Paulo.
ResponderExcluirÉ muita imcompetência reunidada em sucessivos governos.