Páginas

quinta-feira, 13 de março de 2008

Mercado interno puxa economia

Do jornal Folha de São Paulo hoje (13)

O Brasil cresceu 5,4% em 2007 e fechou o ano com o PIB (Produto Interno Bruto) "rodando" acima de 6%. Uma série de fatores positivos continuam sustentando a atual fase de expansão, embora analistas e o próprio governo prevejam um crescimento menor neste ano.

O mercado interno está aquecido pelo forte aumento da massa salarial, e os investimentos produtivos batem recordes esperando uma demanda ainda maior no futuro. Para este ano, porém, a crise externa, principalmente nos EUA, deve reduzir o ritmo de crescimento.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o crescimento de 5,4% no ano passado é o segundo maior da série pela atual metodologia, aferida desde 1996. O recorde anterior havia sido em 2004, com alta do PIB de 5,7%.
Em valores, o PIB brasileiro atingiu R$ 2,55 trilhões em 2007. Já o PIB per capita cresceu 4% em termos reais (acima da inflação), chegando a R$ 13.515,00 no ano passado.

A "qualidade" da atual fase de crescimento é totalmente distinta, e melhor, na comparação com 2004. Naquele ano, o PIB brasileiro cresceu apoiado principalmente nas vendas externas, com a produção das indústrias e do setor agropecuário e mineral especialmente voltada para as exportações.

Neste momento, é o mercado interno quem puxa a forte expansão, bem distribuída pelos diversos setores. O consumo das famílias, que representa cerca de 60% no cálculo do PIB, aumentou 6,5% em 2007. Assinante Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário