Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2008

O desespero da oposição

"Será que a estratégia de obstruir as votações de Medidas Provisórias no Plenário e paralisar as reuniões de comissões temáticas é apenas uma reação à MP que criou a nova TV pública do país ou inconformismo tem motivações inconfessáveis? O desespero que leva parlamentares de oposição a renunciarem ao exercício legislativo que lhes foi delegado pelo voto popular deve ser visto como algo pontual, motivado pelo requerimento do líder do governo, senador Romero Jucá (RR ), pedindo o fim de manobras protelatórias em votações de interesses relevantes, ou aponta para algo mais profundo?

O crescimento de 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB), provocado pelo aumento do consumo interno e de investimentos não terá acendido o sinal vermelho nos gabinetes de lideranças demotucanas e nas grandes oficinas de consenso? O que temos não são apenas números favoráveis à política econômica do governo Lula, mas uma inédita mudança de eixo da economia brasileira. Mercado interno aquecido, investimento crescente em bens de capital e inflação controlada significam que, pela primeira vez na história, o país logrou encontrar o caminho do crescimento sustentável. Ruíram como castelos de areia o mito do PIB potencial e os sofismas da cartilha neoliberal. Aqueles que pregavam uma “inadiável” reforma da Previdência e a supressão imediata de direitos trabalhistas como requisitos para o desenvolvimento.

A uma oposição sem bandeira para as eleições de 2010, só resta atribuir ao governo o que tem sido sua prática desde a derrota de 2002: violentar a nação e o regime democrático.

Por tudo isso são emblemáticas as palavras do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgilio: “Se der para aprovar, deu, se não deu, dane-se?” Nada mais ilustrativo de como se comporta um dos cardeais do tucanato quando defrontado com o vazio de sua própria existência política.É um desses momentos raros, que põe a nu a farsa de republicanismos de fachada. É didático ao expor, sem meias palavras. o que o jornalismo de campanha tenta ocultar".

A análise acima é parte do artigo, "O desespero da oposição pautada", de Gilson Caroni Filho, publicado no site Carta maior.

Vivemos um período que a grande mídia subvaloriza os acertos do governo Lula e supervaloriza as ações de uma oposição sem programa e sem rumo. Diante deste quadro, é sempre recomendável diversificar as fontes de informações para melhor aperfeiçoar nossas análises. Clique aqui e faça a leitura completa do artigo.

2 comentários:

  1. Agora gostaria de ver e ouvir aqueles comentários da grande mídia, que numa espécie de pacto do silêncio, afirmavam que estavámos sendo governados no "piloto automático". Haja controle automático para esse transatlântico chamado Brasil. Lula no governo desmontou toda uma série de teorias políticas e econômicas. Apenas um forte ranço de classe não permite a alguns poucos não enchergarem a revolução que se sucedeu no nosso país.
    Parabéns ao PT, que o Brasil vai muito bem.

    ResponderExcluir
  2. O Lula está se saindo muito bem. O Brasil esta melhor e em franca rota de crescimento. A oposição, sem programa, só sabe reclamar.
    Mais o povo brasileiro assimilou bem slogan: Deixe o Homem Trabalhar!

    ResponderExcluir