Páginas

sábado, 10 de março de 2007

Conhecendo novas realidades

Estive hoje (10) na cidade de Barra Bonita (SP) reunido com petistas de mais de 8 cidades diferentes. Foi uma reunião produtiva onde todos falaram e, de forma democrática, fizeram questão de registrar sua críticas e reclamações. Reclamaram da falta de assistência do Diretório Estadual do PT para com as direções partidárias da região. Críticaram a direção da Macro Região local por não priorizar o crescimento do PT nas pequenas cidades. Também se mostraram interessados em buscar um novo rumo para o Partido dos Trabalhadores.

Foi muito gratificante ver o povo pescando e tomando banho nas águas do Rio Tietê. Isso mesmo! O nosso rio Tietê, esse mesmo que aqui em São Paulo mais parece um esgoto a céu aberto, lá ele é navegável, limpo e maravilhoso. Deixo a pergunta: quando que vamos ter o nosso Tietê aqui em São Paulo limpo e belo? Será que esse dia vai chegar?

Vi também muita cana-de-açúcar e um contraste enorme de riquezas por um lado e enorme pobresa por outro. Chega a ser desumano o tratamento para os cortadores de cana. Os relatos foram os piores: todo os anos trabalhadores morrem por não suportar o trabalho penoso nos canaviais.

Em tempos de debates mundiais sobre energias alternativas - com o etanol e o bio-combustível, com Bush visitando o Brasil interessado neste assunto, faz-se necessário pautar também as condições desumanas como são tratados os trabalhadores da cana pelos barões do açúcar e do álcool.

Se é verdade que esta matéria possui valor estratégico para o Brasil e para o meio ambiente,no mundo, por outro lado terá de servir também para melhor a distribuição de renda nessas regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário