Amanhã faz um ano que o prefeito “biônico”, sem voto popular, imposto por Serra ao povo paulistano, assumiu a prefeitura. Caro leitor: você conseguiria apontar uma obra de grande importância para a cidade que foi planejada e executada por esse governo?
Tudo que eles fizeram nesses dois anos e três meses de governo foi dar continuidade àquilo que já estava em curso. Nos próximos dias quero, sinceramente, pedir aos leitores do blog ajuda no balanço deste governo. Vamos lá? Vou falar hoje do Transporte Coletivo.
-Transporte: O Bilhete Único - que foi uma verdadeira revolução no transporte coletivo de nossa cidade - foi um projeto implantado no governo Marta. O que eles fizeram foi piorar os serviços prestados. Hoje o paulistano anda menos, pagando o mesmo valor da época do governo anterior.
A quantidade de ônibus nas ruas diminuiu e a qualidade daqueles que circulam piorou e, conseqüentemente, aumentaram os intervalos entre uma viagem e outra. Hoje os paulistanos levam mais tempo do que antes para chegar ao seu destino.
O projeto de construção de corredores exclusivos (Passa-Rápido)para ônibus, que têm a finalidade de aumentar a velocidade dos veículos coletivos em benefício dos usuários do sistema, foi abandonado. Nesses dois anos e três meses de governo Serra/Kassab não foi construído um quilômetro sequer a mais. Eles não conseguem fazer a manutenção nos corredores existente. Suas pistas estão onduladas e/ou cheias de buraco, provocando a quebra de veículos, contribuindo para aumentar, ainda mais, o tempo de viagem dos usuários do sistema.
O governo anterior herdou um sistema completamente desregulamentado. O transporte clandestino havia tomado conta das ruas de São Paulo, prestando um serviço de péssima qualidade para a população. A prefeita Marta modificou a lei, regulamentou as cooperativas, substituiu as velhas Kombis por vans ou micro-ônibus - que passaram a oferecer, no chamado Sistema Interligado, um serviço de melhor qualidade para a população. No governo atual, nada de novo foi feito para essa área, a não ser criar dificuldades para as cooperativas funcionarem, impedindo que elas evoluíssem na prestação de um serviço mais qualificado.
Eles tentam vender o chamado Expresso Tiradentes como se fosse projeto deles. É bom que se diga que já no governo do PT esse projeto foi revisto e projetada a sua extensão até o bairro de Cidade Tiradentes. A partir de então, passou a se chamar Paulistão. Esse estudo foi aproveitado pelo o governo atual - a única coisa que acrescentaram no projeto foi a mudança de nome.
Este governo não apresentou nada de novo para a área de transporte em nossa cidade, a não ser aumentar assustadoramente o valor da passagem de ônibus. Essa é a minha opinião.
Caso o leitor consiga lembrar de algo nesta área, projetado e construído pelo atual governo, escreva para o blog. Sendo verdade, farei autocrítica e terei o maior prazer em divulgar as opiniões contrárias.
Amanhã vou falar da área de Educação. Até lá!
Olá Vereador.
ResponderExcluirMuito boa sua explanação sobre a área de transporte. Para abrilhantar um pouco mais gostaria de lembrar que no porjeto da Marta o número de viagens era ilimitado, visava o limite de 2 horas com a tarifa de R$ 2,00.
Hoje os paulistanos andam menos, pois, no intervalo de 2 horas só podem pegar 04 ônibus, exceto quem tem o cadastro específico no Bilhete Único. E paga mais porque a tarifa aumentou para R$ 2,30. Como o Senhor bem lembra a correção foi feita além da inflação no período.
No Governo Marta foi Construido um Terminal de ônibus em São Miguel Paulista que tinha a finalidade de transportar os passageiros vindos dos bairros mais afastados, como: Jd. Helena, Vila Itaim, Jd. Romano, Jd. das Oliveiras, Jd.Nélia, Cj. Encosta Norte, Jd. Camargo Velho, Jd. Camargo Novo, Jd. Jd. Nazaré e outros.
Pasmem, o terminal até hoje não foi inaugurado, pior, funciona com apenas 03 linhas. A idéia era que as linhas citadas acima não precisasem ir até o Centro da Cidade, evitando assim, congestionamentos. Contudo, o planejamento deles é incrível...
Henrique - São Paulo