Da Folha de S. Paulo de hoje (26):
Kassab cede 30 cargos a 13 vereadores
Barganha, que prefeitura dizia ter abolido, é utilizada para buscar a aprovação na Câmara de projetos de interesse do Executivo
Negociações começaram no fim do 1º semestre, após vereadores decidirem bloquear projetos de interesse da prefeitura
EVANDRO SPINELLI - DA REPORTAGEM LOCAL
"A fim de garantir apoio na Câmara Municipal, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), cedeu nos últimos meses ao menos 30 cargos em subprefeituras a 13 vereadores. Há postos ainda em negociação.
As negociações começaram no fim do primeiro semestre, após o bloco conhecido como "Centrão", liderado pelo presidente da Casa, Antonio Carlos Rodrigues (PR), decidir bloquear a aprovação de projetos de interesse do Executivo. Estavam sendo aprovados apenas projetos de autoria dos próprios vereadores.
Estão parados desde o início do ano, por exemplo, um projeto que institui um programa de parcerias com a iniciativa privada e outro que cria uma empresa que dará garantias para empréstimos da prefeitura.
Entre junho e agosto foi feita a maior parte das nomeações, sob o comando de Antonio Carlos Malufe, assessor da Secretaria de Governo e ex-secretário particular do governador Mário Covas, morto em 2001.
A partir daí, a pauta de interesse do governo foi desobstruída: foram aprovadas as contas do primeiro ano de Kassab e o projeto que concede benefícios fiscais a clubes e federações esportivas. Nesta semana, o governo quer votar um pacote de interesse dos servidores.
Kassab também está preocupado com o Orçamento de 2008, com a revisão do plano diretor e com a autorização para a iniciativa privada explorar publicidade nos pontos de ônibus e relógios. O projeto da publicidade, por exemplo, só não foi enviado antes porque o prefeito não tinha confiança em sua aprovação pelos vereadores.
Prática tradicional
A entrega de cargos para vereadores é a retomada de uma prática tradicional da política paulistana, que "loteava" as subprefeituras -ou as antigas administrações regionais- para vereadores. A atual gestão afirmava ter rompido com essa prática ao escolher apenas técnicos para as subprefeituras, tidas como os principais focos de corrupção na administração".
Leia a matéria completa (para assinantes da Folha/UOL) clicando aqui.
Finalmente um jornal tucano publica algo sobre as mazelas do tucanato e dos aliados. Eles fizeram a prefeitura um verdadeiro loteamento. A Folha usa bem a política do "bate e assopra". Falta agora a matéria do "assopra"...
ResponderExcluirAs capitanias hereditárias do tucanato estão sendo mostradas!
ResponderExcluirParabéns à Folha pela matéria!!!
ResponderExcluirParabéns à Folha pela matéria!!!
ResponderExcluirEles falam uma coisa e fazem outra, coisa de tucano.
ResponderExcluir