Do site do PT São Paulo.
O governo tucano do Estado de São Paulo ignorou os apelos de lideranças - comunitárias, políticas, sindicais e empresariais - e prossegue autoritariamente o processo de instalação de pedágios no Rodoanel. Está marcada para o dia 11 de março a abertura dos envelopes com as propostas das empresas, cuja vencedora poderá instalar as praças de pedágio e iniciar a cobrança de tarifas seis meses depois.
O Rodoanel foi criando para interligar diversas rodovias que cortam o Estado. Estas rodovias já possuem pedágio ou estão previstas para terem praças de pedágio, lembra Valdir Fernandes, do Movimento Rodoanel Livre, criado depois que Serra anunciou a privatização e composto por vários segmentos da sociedade, partidos políticos, sindicatos, centrais sindicais, associações comerciais e empresariais. “O usuário já paga pedágio em todas as estradas interligadas ao Rodoanel, para que pagar pedágio para acessá-lo”, indaga Fernandes.
A implantação do pedágio no trecho Oeste do Rodoanel terá 16 praças nos 32 quilômetros da via. Serão 15 instalados nos acessos à rodovia e uma barreira central. Ou seja, uma praça a cada 2 Km. Nos acessos são previstos os preços das tarifas de R$ 2,20. O usuário terá de desembolsar, incluindo o pedágio de barreira, que custará R$ 4,40, o valor de R$ 2.640 anualmente. Caminhões pagariam valor ainda maior. Leia mais.
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