Claudia Costin, professora do Ibmec-SP e da Universidade de Quebec, escreveu um artigo - "Professores e qualidade na educação" - publicado hoje (3) pelo jornal O Estado de S. Paulo. O texto traz uma reflexão sobre a educação para além das salas de aula. Publico abaixo alguns trechos do referido artigo com o objetivo de instigar a sua leitura:
"Aumento do salário, melhores condições de trabalho, redução do número de alunos na sala de aula. Os resultados de uma pesquisa realizada recentemente pela Fundação Victor Civita e pelo Ibope, com professores da rede pública de ensino, reforçam que essas reivindicações não atendidas são alguns dos motivos que levam à insatisfação da classe. Mas será que a melhora desses aspectos, isoladamente, traria maior qualidade ao ensino?" A resposta é não. Os fatores objetos de crítica dos docentes são algumas das conseqüências da histórica má gestão da educação brasileira. E esse problema não está restrito ao perímetro das escolas ou das salas de aula, mas permeia todo o sistema educacional: começa com a inadequada formação dos professores e diretores, falta de objetivos claros no ensino e de adoção de ações corretivas quando falhas de aprendizagem são detectadas em avaliações nacionais e estaduais. "Não se pode falar em desenvolvimento sem um sério investimento em educação, pois uma força de trabalho sem as qualificações necessárias não põe o Brasil em condições de participar numa economia globalizada..." ..."A verdadeira inclusão significa que os vastos contingentes agora com acesso à educação não se transformem, ao concluir a escola, em analfabetos funcionais com diplomas..." "...Segundo resultados apontados na pesquisa feita pela fundação, somente 31% dos professores conhecem o Saeb. O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo também é pouco conhecido (lembrado por somente 24% dos professores do Estado)..." "...Os professores afirmam também que a ausência dos pais é um dos maiores problemas enfrentados..."
Clique aqui para ler o artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário