Da Folha Online hoje (03)
"A pescaria do Planalto nas águas turvas do Senado fisgou mais um peixe da oposição. Romeu Tuma (SP) decidiu trocar o oposicionista DEM pelo governista PTB. A mudança abre caminho para que Tuma se candidate à prefeitura de São Paulo, em 2008, e à reeleição para o Senado, em 2010.
Tuma foi às lágrimas, na noite desta terça-feira (2), ao comunicar sua decisão aos colegas Marco Maciel (PE) e José Agripino Maia (RN), dois dos principais caciques da tribo dos ‘demos’. Líder do partido, Agripino chegou a pedir um prazo a Tuma. E ele: “Não há mais tempo.”
Meu comentário: O quadro da disputa eleitoral para 2008 em São Paulo está indefinido, porém, diante das movimentações partidárias, já é pssível projetar cenários: o PT terá candidato, espero que seja a ex-prefeita Marta; o PSDB está dividido entre lançar o ex-governador Geraldo Alckmin ou apoiar o atual prefeito Gilberto Kassab. Tudo indica que Alckmin quer ser candidato, resta saber, caso a sua candidatura se concretize, mesmo assim, Kassab manterá sua disposição de disputar; o chamado bloquinho que reune PDT, PC do B e PSB está discutindo a possibilidade de lançar um nome que o unifique; Maluf pode ser o candidato do PP e agora surge o nome do Senador Romeu Tuma pelo PTB.
Como se vê, o provável cenário da disputa aponta para se tornar complexo. Vários nomes conhecidos do eleitorado buscam consolidar-se como candidatos, podendo gerar um profunda divisão do chamado voto conservador dos paulistanos. Em se consolidando o cenário acima descrito, abre-se uma enorme possibilidade para uma candidatura mais à esquerda. Aí sim, a depender do programa a ser apresentado, o PT poderá ser o beneficiado.
Concordo com o senhor Vereador. O cenário sendo pintado assim, Marta Suplicy vencerá as eleições no 1º turno.
ResponderExcluirHenrique - São Paulo