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quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A diferença está no bolso do usuário

“O TUCANO É UM animal estranho. Quando se discorda dele, repete a explicação. Afinal, se alguém ousa divergir, deve ter entendido mal”. O trecho em negrito é do artigo publicado hoje (17) no jornal Folha de São Paulo pelo colunista Elio Gaspari.

O artigo traz uma análise comparativa do modelo de concessão de rodovias dos tucanos com o modelo implementado recentemente pelo o Lula nas rodovias federais: “A principal diferença entre os dois métodos está nas luvas que São Paulo exige e o governo federal dispensa. Os tucanos que condenam esse caminho e o atribuem a Lula não fizeram a lição de casa ou, o que é mais comum, acham que os outros são bobos”, diz Elio Gaspari. E continua: “Nunca será demais repetir que, se um cidadão viajar de Belo Horizonte para São Paulo, pagará à OHL R$ 1,42 para cada 100 quilômetros. Caso prossiga para o Rio, o pedágio sobe para R$ 7,58".

Não foi o governo federal quem fixou os pedágios baratos. Foram as empresas, na livre competição do mercado, que baixaram os preços. Se houvesse apenas dois interessados na Fernão Dias, um pedindo R$ 4,00 (o teto aceito pela União) e outro deixando os 100 quilômetros por R$ 3,99, o segundo ficaria com a concessão. A OHL ofereceu-se para operar a R$ 1,42 e levou-a.
No caso dos próximos leilões paulistas a situação se complica. Primeiro, porque se o cidadão que veio pela Fernão Dias resolver ir a Santos, pagará R$ 13,10 para cada cem quilômetros”.
Concluo esta postagem com uma frase que deu início ao referido artigo: “José Serra terá que decidir qual será o custo político da fúria arrecadadora tucana”.

Comentário: O artigo é muito bom! Recomendo a sua leitura. Assinantes clique aqui e leia-o

2 comentários:

  1. Os tucanos estão em uma enrascada: Como explicar para o povo tamanha diferença de preços dos pedágios cobrados nas rodivias federais e aqueles praticados aqui em São Paulo?

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  2. Muito boa à matéria. Não adianta os tucanos esbravejarem, a privatização dos setes trechos das rodovias federais é uma evidente demonstração de acerto do governo e da confiança que os europeus adquiriram na economia brasileira.
    É óbvio que os incompetentes de plantão se manifestariam! Inveja Mata!

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