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sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A reprovação continuada dos tucanos

Do jornal Folha de São Paulo hoje (12)

"Dados do Saresp (sistema de avaliação da rede estadual de ensino) 2005 divulgados pela Secretaria de Estado da Educação revelam que 36,6% dos alunos que terminam a primeira série do ensino fundamental na cidade de São Paulo não sabem ler e escrever. Na segunda série, o índice é de 18,1%. Foram avaliados 180.887 alunos de primeira e segunda séries da rede estadual da cidade.

Para efetuar a análise, o Saresp usou o método de "correspondência sonora alfabética" -ouvir uma palavra e conseguir escrevê-la corretamente.

O quadro, considerado "alarmante" pela secretaria, faz parte do estudo que orienta o programa que o governo inicia neste semestre para tentar melhorar os índices de desempenho.

No início da noite de ontem, quando a Folha teve acesso aos dados, não havia ninguém para comentar o resultado, segundo a Secretaria de Educação". Assinantes leia mais.

Meu comentário: Aqui no estado de São Paulo as crianças não aprendem porque os profissionais da educação não são valorizados: salários baixos; salas super lotadas, ausência de política para reciclagem dos professores e falta de segurança nas escolas, são ingredientes que integram o cotidiano da rede de ensino. Tudo isso, somado a incompetência de gestão, tem como resultado a profunda degradação do ensino público no estado.

Já é hora dos tucanos que governam o Estado de São Paulo há 13 anos fazerem autocrítica de sua política educacional. É hora de mudar.

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