Do jornal Folha de São Paulo hoje (12)
"Dados do Saresp (sistema de avaliação da rede estadual de ensino) 2005 divulgados pela Secretaria de Estado da Educação revelam que 36,6% dos alunos que terminam a primeira série do ensino fundamental na cidade de São Paulo não sabem ler e escrever. Na segunda série, o índice é de 18,1%. Foram avaliados 180.887 alunos de primeira e segunda séries da rede estadual da cidade.
Para efetuar a análise, o Saresp usou o método de "correspondência sonora alfabética" -ouvir uma palavra e conseguir escrevê-la corretamente.
O quadro, considerado "alarmante" pela secretaria, faz parte do estudo que orienta o programa que o governo inicia neste semestre para tentar melhorar os índices de desempenho.
No início da noite de ontem, quando a Folha teve acesso aos dados, não havia ninguém para comentar o resultado, segundo a Secretaria de Educação". Assinantes leia mais.
Meu comentário: Aqui no estado de São Paulo as crianças não aprendem porque os profissionais da educação não são valorizados: salários baixos; salas super lotadas, ausência de política para reciclagem dos professores e falta de segurança nas escolas, são ingredientes que integram o cotidiano da rede de ensino. Tudo isso, somado a incompetência de gestão, tem como resultado a profunda degradação do ensino público no estado.
Já é hora dos tucanos que governam o Estado de São Paulo há 13 anos fazerem autocrítica de sua política educacional. É hora de mudar.
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