"Duas escolas são exemplos de que quando a comunidade resolve participar ativamente da educação , o resultado é positivo.
Uma delas é a E.E. João Amos Comenius, na Vila Santa Catarina, Zona Sul, onde, graças à atuação de voluntários, os alunos estão tendo aulas de informática no fim de semana. 'Esse trabalho representa melhores oportunidades para os estudantes', diz João Henrique Nogueira Mateos, diretor da escola.
A outra escola que vem sendo beneficiada com o trabalho de voluntários é a Emef Ezequiel Ramos Júnior, do Itaim Paulista, Zona Leste.
Ali, a diferença é que os pais dos alunos e a comunidade em geral também podem participar das aulas de informática. 'Após reuniões com a direção da escola sobre a realidade local, decidimos criar o curso 'Perdendo o medo do computador', destinado a pais e outros adultos da região', explica Marcos De Santis, voluntário da escola. 'O resultado tem sido ótimo, pois além de ensinar noções de informática, estamos conseguindo levantar auto-estima dessas pessoas, que são tão carentes.
A próxima etapa da parceria entre a Emef Ezequiel Ramos Jr. e os voluntários é a criação de uma brinquedoteca. 'Os voluntários estão atrás de quem possa fornecer o mobiliário e os brinquedos". Leia mais.
Meu comentário: Estas experiências demonstram a importância de envolver a comunidade no processo de educação. São pequenas iniciativas, porém com resultados bastante positivos. Tudo isso é feito sem nenhum apoio e nem mesmo incentivo por parte do estado. Imagina se tivesse vontade política do poder executivo o quanto poderia ser feito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário