Do Jornal da Tarde de hoje (2)
"Pelo menos 15% da frota dos ônibus cooperados que circulam pela Capital é importada de outras cidades do Brasil, assim como o veículo - o terceiro, em 16 dias - que perdeu uma roda na última quinta-feira na Av. Eng. Armando de Arruda, no Jabaquara, Zona Sul, em acidente que feriu uma menina na perna.
A estimativa, feita pelo próprio vice-presidente do Sindilotação, Senival Pereira de Moura, engloba ônibus de segunda mão, que já rodaram em outros municípios que têm redes de transporte público com regras mais rígidas sobre a idade permitida da frota. Eles são usados para levar paulistanos pelas ruas da Capital, quase sempre em situação precária. Na Cidade, a idade para aposentar um veículo é de 10 anos". Leia mais.
Meu comentário: A prefeita Marta, quando assumiu a administração da cidade, encontrou um sistema de transporte completamente sem regulamentação. Imperava na cidade o transporte clandestino que não propiciava aos usuários nenhuma segurança, prestava um serviço de péssima qualidade, além de competir de forma desleal com o sistema de ônibus.
Os empresários que operavam o sistema estavam com seus contratos de concessão vencidos. O sistema funcionava sob contrato de emergência o que gerava insegurança jurídica. A incerteza em seus negócios gerava falta de investimento e a consequente deteriorização dos serviços prestados.
Para corrigir esta situação a prefeita enviou à Câmara Municipal uma nova lei que foi aprovada pelos vereadores e revolucionou o transporte na cidade: novas licitações foram feitas para os contratos de concessão, o que possibilitou aos empresários investir no sistema colocando oito mil novos ônibus na cidade; foram criadas as Cooperativas de Transporte; com elas, a prefeitura deixou de se relacionar individualmente com os, à época chamados “perueiros”, estabeleceu um contrato de permissão com as cooperativas, oferecendo maior segurança jurídica a este modelo de transporte o que possibilitou melhor fiscalização, substituir as antigas Peruas Kombi por Vans ou Micro ônibus, interligando o sistema e instituindo o bilhete único.
Tudo isso foi decisivo para melhorar substancialmente os serviços de transporte coletivo na cidade e praticamente acabar com os assaltos em ônibus ajudando na diminuição da violência em nossa cidade.
Infelizmente estamos presenciando uma constante piora nos serviços de transporte coletivo em nossa cidade por parte da atual gestão como bem registra a matéria acima.
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