Excelente o artigo Quadrilhas de Canalhas, do psicanalista Contardo Calligaris na Folha de S. Paulo de hoje (só para assinantes da Folha/UOL).
É uma reflexão sobre as raízes dessa violência contra determinados grupos populares e que tem como palco a cidade do Rio de Janeiro nos últimos dias. Um novo surto do que a imprensa chama de "pitboys", os jovens de classe média que saem em bandos cometendo atos violentos.
Calligaris reflete exatamente sobre a influência que o "grupo" exerce sobre os "potencialmente canalhas" - cuja formação está sendo fermentada na sociedade e em casa, pelos próprios pais e estes percebem ou fazem de conta não saber de onde isso nasce. Outros incentivam abertamente.
Vale a pena ler e pensar sobre essa fenômeno de desagregação social que não ocorre somente no Rio de Janeiro, é bom lembrar!
De fato não ocorre só no Rio! O Serra importou uns pitboys do interior e alguns se alojaram na sede do governo local em Itaquera.
ResponderExcluirDe fato é um artigo muito interessante e que deveria ser lido em casa, na rua, nas escolas e em todos os lugares onde habita essa turma que vive de mimos e solta os cachorros para extravasar seus preconceitos. Gostei da dica e vou repassar aos amigos!
ResponderExcluirAbraço!
Armando