Páginas

domingo, 22 de julho de 2007

Quem será o candidato da situação na Capital?

Do jornal Folha de S. Paulo, hoje:

”O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), atingiu seu melhor índice de popularidade após um ano e quatro meses de gestão, revela pesquisa Datafolha realizada sexta-feira. A aprovação da administração de Kassab dobrou nos últimos quatro meses: 30% consideram seu governo ótimo ou bom; 30% o classificam como regular e 35% como ruim ou péssimo -5% não souberam responder.

Foram realizadas 1.092 entrevistas com moradores da capital. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A ascensão da popularidade é significativa quando comparada ao último levantamento do instituto, feito nos dias 19 e 20 de março. Na ocasião, apenas 15% dos paulistanos entrevistados aprovavam a gestão do prefeito do DEM, enquanto 42% a consideravam ruim ou péssima, e 36%, regular.”

Comentário: Uma melhor avaliação do desempenho do atual prefeito já era esperada por todos aqueles que acompanham a política paulistana. Afinal, já estamos no terceiro ano de governo PSDB/PFL, o segundo sob o comando do prefeito Kassab.

Vários fatores contribuem para esta melhora: a intensa exposição do prefeito nos programas de rádio e TV do seu partido; a propaganda massificada de seu governo em todos os meios de comunicação; a política de continuidade de alguns projetos bastante populares da ex-prefeita Marta, tais como Bilhete Único, construção dos CEUs nas áreas pré-determinadas (periferia) pelo o governo anterior, a Lei Cidade Limpa, o uso político da máquina sem limites e sem nenhum pudor em seu benefício, entre outros.

Para a oposição pouco muda: a ex-prefeita Marta Suplicy continua muito bem avaliada, principalmente nos bairros mais pobres da cidade. Caso aceite ser candidata, será uma forte concorrente, com chances reais de voltar a comandar a prefeitura da nossa cidade. Na hipótese de não ser ela a candidata, teremos maiores dificuldades. Porém, o PT é um partido forte e enraizado na cidade, com acúmulo programático e com todas as condições de se apresentar de forma convincente como uma alternativa viável ao atual modelo de administração.

A pesquisa, porém, traz conseqüências imprevisíveis para o futuro dos tucanos na cidade. Quem vai representar a aliança PSDB/DEM (ex-PFL) na disputa? o atual prefeito Gilberto Kassab ou o candidatíssimo Geraldo Alckmin?

Paradoxalmente, o crescimento político do prefeito Gilberto Kassab é um fator de desarranjo na aliança tucano/pefelê. Com sua popularidade em ascensão, o atual prefeito definitivamente está posto como candidato para o próximo pleito. Qualquer outra hipótese pensada por parte dos tucanos, que implica em retirá-lo da disputa, terá repercussão direta no projeto nacional do Serra.

Kassab tem a exata noção desse quadro, e de forma habilidosa vem jogando suas peças neste tabuleiro de xadrez. Aos poucos vai-se impondo e deixando o PSDB e seus pretendentes numa situação cada vez mais difícil.

PS - No PT, caso a Marta decida ser candidata, não haverá disputa interna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário