Preste atenção no que diz o editorial de hoje do Jornal da Tarde acerca do que já falei aqui sobre a fixação do governador José Serra de criar o primeiro pedágio urbano do país nas Marginais do Tietê e do Pinheiros.
Com eu disse na postagem Pedágio: Serra manda Kassab retirar projeto, do dia 27 de abril passado, a retirada do projeto de concessão das Marginais ao Estado foi apenas um 'recuo estratégico' do governador - que é quem realmente controla a cidade por meio do prefeito. O meu alerta estava no seguinte trecho:
Falei ontem em plenário sobre a necessidade de rejeição do PL das PPPs e da SPP por entender que se trata de "um cheque em branco" que os governos Serra/Kassab querem para desconsiderar a Câmara Municipal no tocante a obras que envolvem grande volume de recursos. É aí que mora o perigo: eles podem voltar com a idéia do Pedágio do Serra nas marginais. Eles não se conformam com a reação dos vereadores e da população à criação do pedágio como foi idealizado por Serra - ainda mais os tucanos que têm verdadeira fixação por pedágios...
Agora compare com o que diz o editorial do JT desta sexta-feira (4):
A reforma das marginais
"Tudo indica que a retirada da Câmara Municipal do projeto de lei que transferia ao Estado a administração das Marginais do Tietê e do Pinheiros e autorizava a concessão dessas vias à iniciativa privada, com a construção de novas pistas com pedágio, não significa o abandono dessa idéia pelo governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab.
A iniciativa parece estar ligada à tentativa de alguns vereadores de desgastar politicamente Serra e Kassab, colando-lhes o rótulo antipático de criadores de pedágio. Optou-se então por chegar ao mesmo destino por outro caminho - a criação do programa municipal de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e da Companhia São Paulo de Parcerias (SPP). Projeto de lei nesse sentido, que já estava em tramitação na Câmara, foi aprovado por 36 votos a 7 em primeira votação.
Se esse resultado se confirmar em breve na segunda votação, como se espera, a Prefeitura terá condições de fazer a ampliação das Marginais por meio de concessão à iniciativa privada. Ela poderá ser custeada em parte pela Prefeitura com a cobrança de taxas ou, o que é mais provável, compensada pela cobrança de pedágio".
Clique aqui e leia o editorial completo do JT que, claro, defende abertamente a iniciativa do governador tucano.
Comentário: como se vê, eu já havia previsto a 'segunda intenção' do projeto das PPS - que é um disfarce para Serra manipular as verbas da prefeitura a seu bel-prazer, pois o prefeito que ele deixou no seu lugar tem apenas a função de realizar aquilo que interessa aos projetos pessoais serristas.
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