O prefeito Gilberto Kassab (PFL), depois de dar posse ao eterno pré-candidato a prefeito de São Paulo Walter Feldman (PSDB) - podem escrever, ele vai se colocar como alternativa ao Kassab novamente, aguardem - anunciou um novo projeto para a educação na cidade. Esse projeto implica em convencer os pais de alunos da rede escolar municipal a deixar seus filhos freqüentarem os clubes municipais em período fora do horário escolar.
O prefeito pensa em colocar nos Clubes da Cidade oficinas culturais e cursos diversos extra-curriculares para os alunos da rede pública municipal. CLUBESCs (Clubes Escolas), foi o nome dado pelo o prefeito ao projeto.
A proposta não é ruim. Tudo o que vem para ampliar o universo cultural e o aprendizado dos alunos é bem-vindo. Acontece que a proposta anunciada não bate com a realidade. Segundo o secretário "candidato" Walter Feldman, cada clube atenderá alunos de três a cinco escolas em um raio de 2 quilômetros.
A Prefeitura não oferecerá transporte e, ainda segundo o secretário, somente 25 clubes teriam hoje estrutura para atender estudantes já no ínício do ano. Fazendo uma conta rápida, multiplicando 25 por 5 é igual a 125 escolas. E o restante da rede escolar da cidade quando seria atendido?
O projeto atenderá pouco mais de 100 mil alunos, e o restante dos alunos da rede municipal que poderiam ser beneficiados? No total, a Prefeitura tem 1,2 milhão de alunos, mas se sabe que projeto algum é voltado para a totalidade dos estudantes por diversos fatores. Mesmo assim, um contingente gigantesco não será atendido pelo projeto proposto.
O prefeito disse que o projeto será implantado nos 247 clubes da prefeitura, 203 CDMs (Clubes do Município) e 44 CCs ( Clubes da Cidade). Os CDMs são administrados em parceria com a comunidade, enquanto que os CCs têm sua administração diretamente pela prefeitura.
Você já visitou um CDM no município de São Paulo? Alguns nem existem, são terrenos baldio sujos, depósitos de lixo clandestino, com o mato tomando, às vezes um campo de futebol mal cuidado; outros estão sob o domínio do crime organizado e aquelas entidades sérias que administram alguns clubes, padecem de falta de apoio da prefeitura, não contam com nenhum centavo do poder público, seus CDMs estão em estado lastimável, sem nenhuma condição de recepcionar o referido projeto.
Quanto em dinheiro o prefeito está disposto a investir nos clubes? No Orçamento votado pela Câmara municipal para 2007 o prefeito não destinou nenhum real para o referido projeto. Será que é falta de planejamento ou o prefeito não queria a opinião do Poder Legislativo sobre a matéria?
Como disse no início, achei interessante a idéia, espero que não seja mais uma peça de marketing e que realmente saia do papel, vá para a prática, a começar pelo investimento nos Clubes da Cidade que estão em completo abandono e sem nenhuma estrutura para abrigar um projeto dessa magnitude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário