O leitor Carlinhos "Cobra" pede a minha opinião sobre seguinte matéria publicada no jornal Folha de Vila Prudente: "Já é certa a formação de um grande grupo de lideranças locais para pressionar a direção da Cia. do Metrô no sentido de que a Linha 2 siga para Sapopemba e São Mateus, depois de chegar em Vila Prudente. O movimento deve ganhar força depois do Carnaval, e vai contar com políticos de todos os partidos, entidades sociais e clubes de serviço da região. Como já dissemos, ninguém vai tirar proveito da reivindicação, já que a mesma não tem dono ou cor política".
Meu comentário: Em primeiro lugar quero saudar todas as lideranças do bairro de Sapopemba pela brilhante iniciativa. Por que o Metrô só até Vila Prudente se a população do bairro de Sapopemba também precisa de transporte público?
Transporte público ineficiente contribui para a desorganização urbana. Em uma megalópole como São Paulo, o transporte coletivo deve estar no centro de seu planejamento estratégico, portanto, deveria ter sido objeto de planos diretores sérios que fossem capazes de pensar a cidade a longo prazo, integrando o tranporte publico com um elemento essencial - uma melhor qualidade de vida para o cidadãos paulistanos.
É bom que se diga que a elaboração e implementação de Planos Diretores consistentes, não tem sido a marca da maioria dos prefeitos que administraram o nosso município. O único Plano Diretor que teve uma incidência real na vida de nossa cidade foi gestado no governo Prestes Maia e implementado na gestão do prefeito Faria Lima. Assim mesmo, esse plano versou basicamente sobre o viário público. Foi neste plano estratégico que foram planejadas e posteriormente executadas as obras que originaram as avenidas 23 de Maio, Radial Leste, Paulista, Faria Lima e as Marginais Tietê e Pinheiros, entre outras.
É inegável que este plano foi importante para São Paulo: sem as Avenidas citadas acima São Paulo estaria inviável nos dias de hoje. Porém, mesmo o Plano Diretor citado não foi capaz de reverter uma tendência danosa para o futuro de São Paulo, que foi o transporte publico centrado em ônibus e não em redes metroviárias e ou ferroviárias, como acontece na maioria das metrópoles do mundo. Vale a pena destacar que na época já era possível detectar esta tendência do transporte público na cidade.
Como se vê, mesmo reconhecendo a importância do planejamento esboçado no governo Prestes Maia, percebemos que o mesmo era limitado e incompleto, incapaz de dialogar com a complexidade futura de nossa cidade.
Do período da gestão Prestes Maia até o governo Marta, a cidade não teve um plano diretor "para valer". O governo Jânio Quadros outorgou um plano diretor que não alterou positivamente em nada a vida da cidade. A ex-prefeita Luiza Erundina tentou, mas não conseguiu aprovar na Câmara a sua proposta de plano diretor. Recentemente a então prefeita Marta aprovou um novo plano diretor para São Paulo, com uma nova visão de ocupação do espaço urbano, um projeto de desenvolvimento descentralizado da cidade incluindo a periferia no seu planejamento estratégico e integrando os vários modais de transporte coletivo, em perspectiva futura, como um elemento estratégico do desenvolvimento urbano.
Em termos práticos, no que diz respeito ao transporte, o Plano Diretor em vigência prevê a expansão da Rede Metroviària como forma de solucionar os graves problemas do transporte público de São Paulo e ao mesmo tempo recuperar e modernizar a Rede Ferroviária existente. Também foi reorganizado e regulamentado o transporte sobre pneus projetando um sistema estrutural com base nos ônibus das empresas operadoras, este, sendo alimentado pelo chamado transporte local operado pelas cooperativas através de vans e micro-ónibus e todo o sistema (Metrô, Trêm, Ônibus e Vans) interligado através do Bilhete Único.
O futuro do transporte na cidade será melhor se for estendida a Rede Metroviária para as regiões que hoje são atendidas apenas pelo sistema de ônibus ou Vans como é o caso das regiões de Vila Prudente, São Mateus, Sapopemba, Tiradentes e também parte da região Sul da cidade.
No caso da região que vai da Vila prudente a Cidade Tirandente, somente a extensão do Expresso Tiradentes, antigo Paulistão, não dá conta da enorme demanda. Portanto acho justo o pleito dos moradores de Sapopenba, reivindicando a extensão da chamada Linha 2 até o seu bairro. O ideal é estendê-lo, no futuro, até o bairro de São Mateus.
VERADOR JOÃO ANTONIO O POVO DE SAPOPEMBA FICA FELIZ E GRATA POR SABER QUE O SENHOR VEREADOR DE UMA CIDADE COMO A DE SÃO PAULO SE PREOCUPA COM AS COISAS QUE ACONTECEM AQUI EM SAPOPEMBA .
ResponderExcluirTAMBÉM SABE QUE A POPULAÇÃO DE SAPOPEMBA CLAMA POR TRANSPORTE PUBLICO DE QUALIDADE E NESSE CASO A POPULAÇÃO NÃO CONSEGUE ENTENDER PORQUE ESSE DESVIO E ESSA FORMA PERJORATIVA DE PUNIR A POPULAÇÃO DE SAPOPEMBA .
SERÁ QUE SAPOPEMBA NÃO TRAZ VISUAL POLITICO PARA ESSES GOVERNANTES AI .
JÁ NÃO BASTA SAPOPEMBA NÃO TER UMA SUBPREFEITURA PROPRIA E ISSO SÓ SER LEMBRADO PELO O SENHOR QUE VENDO O CLAMOR DO POVO DE SAPOPEMBA MAIS QUE IMEDIADATAMENTE FEZ UM ÓTIMO PROJETO DE LEI QUE QUE PEDE QUE SAPOPEMBA TENHA SUA PROPRIA SUBPREFEITURA .
E HOJE ATÉ FORUM TEM EM DEFESA DA CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA SUBPREFEITURA DE SAPOPEMBA .
ISSO SÓ FAZ NOS DEIXAR FELIZ E SABER QUE SAPOPEMBA TEM UM VERDADEIRO DEFENSOR DOS SEUS DIREITOS .
PARÁBENS VERADOR JOÃO ANTONIO FOI POR ISSO QUE SAPOPEMBA LHE CONFERIU OS VOTOS A QUAL O SENHOR TEM DIREITO .
Parabéns vereador, o senhor tem feito uma interação com seus leitores muito interessante. O leitor acima lhe fez uma pergunta e o senhor, em uma atitude de respeito o respondeu rapidamente, por sinal, uma resposta consistente e bastante completa.
ResponderExcluirSerá que o metrô até Sapopemba não reafirmaria a região da Paulista como o centro financeiro mais importante da cidade? Não seria interessante promover uma melhor integração entre os bairros da Zona Leste e ter Itaquera (por exemplo) como um novo centro?
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