Seguindo a linha editorial da TV Globo - que nesta terça-feira (23) exibiu pela primeira vez o Jornal Nacional de uma única pauta -, a TV Cultura começou a exibir hoje uma série de "reportagens especiais" intitulada "Especial Mensalão".
Trata-se de mais um caso de uso político-eleitoral de uma emissora de TV controlada pelo governo do Estado para tentar alavancar a candidatura do ex-governador tucano José Serra. O "especial, com duração de 20 minutos, " será exibido até a sexta-feira (26), após o Jornal da Cultura - bem perto do segundo turno da campanha eleitoral deste ano. Na campanha eleitoral de 2010, por diversas vezes a pauta da Cultura seguiu a linha da campanha de Serra - derrotado por Dilma Rousseff na disputa pela Presidência da República.
O que chama a atenção é que as tais "reportagens" estão sendo levadas ao ar no momento em que Serra e sua equipe de marketing apostam tudo na exploração do julgamento do chamado "mensalão" no Supremo Tribunal Federal (STF). A campanha serrista usa seu tempo de televisão no horário eleitoral para falar do tema em julgamento - coincidindo com a pauta da TV Cultura, esta paga com recursos do contribuinte paulista. Nesta linha, a Cultura flerta com a campanha daquele que um dia foi seu dirigente máximo.
É lamentável que uma emissora pública que já teve o peso que teve a Cultura seja usada para fins eleitoreiros! A sociedade precisa saber como os tucanos confundem o público com o privado neste episódio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário