Na reta final da campanha eleitoral em São Paulo, grupos alinhados à candidatura de José Serra (PSDB) instalaram, principalmente via internet, uma vergonhosa fábrica de boatos. Seguiram os passos do candidato, que usou e abusou desses recursos em seu programa de TV nos últimos dias.
A boataria serrista tenta amedrontar o eleitorado e ganhou até uma força do jornal O GLOBO, que hoje embarcou na onda e acabou divulgando um boato que dominou a rede de microblogs Twitter - ao publicar em sua página na web que "o Enem estava cancelado" (leia aqui matéria desmentindo este boato).
Foi preciso o Ministério da Educação falar com todas as letras que tal notícia é FALSA e que, portanto, O ENEM ESTÁ MANTIDO. Tudo por conta da rede de boatos irresponsável, usada para tentar influenciar o resultado eleitoral. A estratégia coincide com as pesquisas eleitorais que apontam a tendência da eleição de Fernando Haddad (PT) no próximo domingo (28).
Trata-se de uma campanha dominada pela desonestidade eleitoral, com claras tentativas de influenciar a população a partir do medo e da pressão. Reflexo de um candidato que apela a toda sorte de recursos, inclusive aos mais sórdidos métodos de difamação do adversário para tentar conquistar o poder. As pesquisas apontam que José Serra corre o risco de ter sua vida política nas disputas majoritárias abreviada depois deste pleito.
A vontade soberana do eleitor, do cidadão e da cidadã não pode ser refém de truques, mentiras e manipulações, seja de um candidato e seu grupo de apoio, seja de órgãos de imprensa. Afinal, um dos princípios basilares da democracia é o respeito à vontade do eleitor!
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