Páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mercadante destaca papel do Estado para o PT


Em entrevista à CartaCapital, o pré-candidato do PT ao governo estadual, Aloízio Mercadante, falou sobre temas relevantes. Em um deles, o papel do Estado, mostrou a clara diferença entre o PT e os tucanos. Veja o trecho no qual Mercadante explica essa diferença:

CartaCapital: E quais as diferenças sobre o papel do Estado, tema que deve também ocupar um espaço importante na campanha?

Mercadante: Nós retomamos o estado planejador, o estado protagonista, nós fortalecemos as empresas estatais. Eles venderam quase todo o patrimônio. Se você pegar a revista Exame em 2006, eles diziam temos que vender a Petrobras e o Banco do Brasil. Na crise o que nós fizemos? O Banco do Brasil empresta mais hoje do que todos os bancos públicos emprestavam em 2002. O BNDES hoje é maior que o Banco Mundial. Na Caixa Econômica Federal só de crédito imobiliário são 47 bilhões de reais, tem 410 mil casas sendo construídas na faixa de 0 a 3 salários mínimos e esse programa foi lançado no auge da crise. Uma política que nunca foi feita no passado.

O que eles fizeram na crise? O Serra, vendeu a Nossa Caixa. No auge da crise, quanto estávamos usando os bancos públicos para fazer uma política de crédito em um grave cenário de crise de liquidez, eles estavam vendendo a Nossa Caixa. Aumentaram os impostos na capital, o IPTU, fizeram um programa de distribuição tributária em São Paulo que aumentou a carga tributária do estado, enquanto nós estávamos desonerando o setor estratégico, dando liquidez e colocando nos bancos públicos". Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário