Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Modigliani: Imagens de uma Vida no Museu Nacional de Belas Artes


Até 15 de abril, o público carioca poderá ter acesso a algumas das obras mais relevantes do pintor italiano Amedeo Modigliani. A exposição “Modigliani: Imagens de uma Vida”, em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes, traz uma seleção de obras de diferentes épocas, algumas delas nunca antes expostas na América Latina.

Na mostra, considerada um dos mais importantes eventos do calendário oficial do Momento Itália-Brasil, são destaques 12 pinturas e cinco esculturas inspiradas em máscaras africanas. Além desses trabalhos originais, também podem ser vistos documentos, fotos, desenhos, diários e manuscritos de Modigliani. Entre as 230 obras que compõem a exposição, criações assinadas por amigos do pintor contribuem na construção de um amplo panorama sobre a sua trajetória pessoal e artística.


Modigliani: Imagens de uma Vida
Local: Museu Nacional de Belas Artes (Av. Rio Branco, 199 - Cinelândia)
Data: até 15 de abril
Visitação: de terça a sexta, de 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, de 12h às 17h.
Entrada: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia).
Para mais informações, acesse: http://www.mnba.gov.br/


Nascido em uma próspera família judaica, estudou em Veneza e Florença, antes de se fixar em Paris, em 1906. Instalou-se inicialmente em Montmartre, mudando-se depois para Montparnasse, onde retrataria algumas de suas figuras mais conhecidas. Casou-se com uma pintora de 17 anos, Jeanne Hebuterne, que, grávida, se matou no dia em que Modigliani foi enterrado.

Modigliani pode ser considerado um autodidata, apesar dos estudos feitos na mocidade. As maiores influências, que persistem ao longo de toda a sua obra, são a pintura renascentista de Siena e as esculturas africanas.

Um comentário:

  1. Este Blog é muito eclético, nele encontramos coisas simples do povo, alta análise e belas artes. Parabéns!!

    ResponderExcluir