Do jornal O Estado de S. Paulo
Planalto quer aprovação até fim do mês da Comissão da Verdade
"O governo estabeleceu prazo para a votação do projeto de lei que cria a Comissão da Verdade: dia 28 deste mês, de acordo com o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP).
Em uma ofensiva para garantir a apreciação o mais rápido possível, aparar arestas e reduzir discordâncias, o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, deve se reunir hoje com líderes do DEM, sigla que critica os critérios na escolha dos membros da comissão. A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, por sua vez, escalou ontem um time de cinco ex-ministros da pasta para acompanhá-la no Congresso e sensibilizar os presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para a importância e urgência da matéria.
A Comissão da Verdade pretende "examinar e esclarecer" as "graves" violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. O texto em tramitação na Câmara prevê que o colegiado será composto "de forma pluralista" por sete membros indicados pela presidente Dilma Rousseff. Isso é criticado pelo DEM, que teme seu uso como palanque para grupos políticos. Depois de aprovado, o projeto segue para o Senado". Leia mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário