segunda-feira, 2 de maio de 2011
O sociólogo e a 'maldição' tucana
Em entrevista à Folha de S. Paulo desta segunda-feira, o sociólogo Lêoncio Martins Rodrigues prevê um futuro amargo para o PSDB e fala sobre uma tal 'maldição' que recairia sobre o partido. Leôncio Rodrigues é muito próximo do ex-presidente FHC. Veja um trecho abaixo:
PSDB corre o risco de se tornar uma legenda maldita
"FOLHA - Onde foi parar o capital político exibido pelo PSDB na eleição? Ele se evaporou?
LEÔNCIO - Grande parte da votação de Serra não era de votos tucanos ideologicamente. Foi um voto anti-Lula, anti-Dilma, por ela representar a continuidade do Lula e do PT. Dilma muito habilmente entrou no eleitorado de classe média, que se encanta com o fato de ela ser mais taciturna, de ser mais comedida no falar, de falar melhor. Pode ter havido uma divisão do trabalho: o Lula fica com a parte popular, enquanto ela se orienta para um eleitorado um pouco mais culto e de renda mais elevada. Eu já vi vários amigos que tinham votado no Serra fazendo muitos elogios à Dilma. A mídia também está fazendo. Isso vai fortalecer brutalmente, não sei se o PT, mas a Dilma.
FOLHA - O crescimento do governismo, que o PSDB não consegue deter, explica a crise?
LEÔNCIO - É o terceiro mandato que eles não têm a Presidência. Isso provoca crise. Perderam muitos Estados, tiveram a bancada diminuída. O político se comporta para ganhar as eleições: se a mensagem não dá votos, ele muda.
FOLHA - Há uma debandada do PSDB. É a falta de perspectiva de poder que explica?
LEÔNCIO - Os partidos fazem programas para chegar ao poder, e não vão ao poder para realizar programas. Então, mudam. Eles não vão ficar perdendo tempo, perdendo eleições, gastando dinheiro. Não conseguem arrecadar, não conseguem bons contribuintes sem a perspectiva de ganhar o poder. Têm que mudar, não tem conversa. Tem legendas no Brasil que, com certa frequência, se tornam malditas. Arena, depois o PFL. E eles vão mudando.
FOLHA - O DEM é a maldita da vez?
LEÔNCIO - O DEM não é ainda. O DEM foi criado para evitar uma legenda maldita, mas se arrisca a ficar também.
FOLHA - E o PSDB?
LEÔNCIO - O PSDB corre esse risco de virar uma legenda maldita". Leia mais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário